Critérios de avaliação da qualidade de resultados de pesquisas em saúde: a escolha do teste estatístico
Resumo
O objetivo desta atualização é aperfeiçoar o poder da crítica às publicações que propõem novas condutas, fornecendo alguns critérios para a verificação do acerto na escolha dos testes estatísticos. Nesse sentido, é focalizada na qualidade estatística da evidência clínico-epidemiológica. Recorreu-se à literatura e realizou-se uma pesquisa de softwares indicados para análises estatísticas, tendo sido investigadas suas sugestões e recomendações. Após estas etapas, os resultados foram organizados de modo a oferecer um algoritmo para a escolha de testes estatísticos, com base na identificação das seguintes características dos estudos de saúde: tipo de variável, número de variáveis, número de amostras, tamanho da amostra, dependência entre amostras, distribuição dos dados (paramétrica ou não) e função matemática entre variáveis.
Palavras-chave
testes estatísticos; pesquisas em saúde; avaliação; qualidade; evidências clínico-epidemiológicas
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Apoio: ..............................................................................................................................................
![]() | ![]() |
Fundação São Paulo - Hospital universitário
Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840
A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.