Pseudoaneurisma do ventrículo esquerdo

José Carlos Rossini Iglezias

Resumo


Os aneurismas verdadeiros do ventrículo esquerdo são formados pelo adelgaçamento, expansão e cicatrização de uma área infartada da parede ventricular esquerda. Esse processo geralmente conduz a formação de uma estrutura com colo largo. De forma diversa, o pseudoaneurisma se desenvolve em decorrência da ruptura aguda de uma área infartada da parede ventricular. Essas rupturas são habitualmente fatais. Porém, quando o epicárdio esta suficientemente aderido ao pericárdio, a ruptura pode somente conduzir a formação de um hemopericárdio localizado. A comunicação persistente do hemopericárdio com a cavidade ventricular esquerda pode conduzir a uma gradual expansão do mesmo, resultando na formação de um grande falso aneurisma cuja parede é composta por pericárdio e adesões e cujo colo é habitualmente estreito.

Palavras-chave


falso aneurisma; ventrículos do coração

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.