Câncer de Mama e Gestação
Palavras-chave:
neoplasias da mama, gravidez, complicações neoplásicas na gravidezResumo
O câncer de mama é a neoplasia maligna de maior prevalência na gestação. É definido como aquele diagnosticado durante ou no período de um ano após a gestação. As características histológicas são semelhantes em mulheres grávidas e não-grávidas. As alterações fisiológicas próprias do ciclo gravídico-puerperal fazem com que o diagnóstico seja tardio e, portanto, as gestantes apresentam-se em estágios mais avançados. A cirurgia é usualmente o primeiro tratamento considerado. A radioterapia é contra-indicada e a quimioterapia pode ser usada no segundo e terceiro trimestres, uma vez que se completou a organogênese. A maioria dos estudos revela pouca diferença na sobrevida de gestantes com câncer de mama e não-gestantes, sugerindo que, com terapia moderna e ajuda multidisciplinar, o prognóstico não é tão ruim quanto se acreditava.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.