Ensino de linguagens formais e autômatos em cursos superiores de computação
Autores
Marcus Vinícius Midena Ramos
UNIVASF
Resumo
Linguagens formais e autômatos é uma disciplina fundamental dos
cursos superiores da área de computação, especialmente daqueles
que apresentam ênfase na formação científica do aluno, como é o
caso dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e de
vários cursos de Engenharia de Computação. Ela faz parte do núcleo
denominado “Fundamentos da Computação” (conforme o currículo
de referência da Sociedade Brasileira de Computação [1]), e
contempla tópicos que, normalmente, são considerados, pelos alunos,
excessivamente áridos, abstratos, complexos e desvinculados
da sua futura realidade profissional, o que contribui para reduzir o
interesse e a motivação pelo seu aprendizado. O objetivo do presente
artigo é refletir sobre os conteúdos programáticos usualmente
adotados para o ensino do seu conteúdo, oferecendo alternativas
que possam contribuir para uma melhor assimilação dos tópicos da
disciplina. Inicialmente é feita uma análise da enfoque comumente
adotado para a construção e o desenvolvimento do referido conteúdo.
A seguir, apresentam-se propostas que possam contribuir
para uma maior motivação dos alunos para o estudo da disciplina,
assim como para uma aprendizagem mais eficiente.
Palavras-chave: linguagens formais, autômatos, ensino, aprendizagem.
Abstract
Formal languages and automata theory is a fundamental discipline
in undergraduate computer programs, specially those with
emphasis in the scientific education of the student, such as Computer
Science and Computer Engineering . The discipline belongs
to the kernel known as “Foundations of Computing” (according
to the Brazilian Computer Society [1]), and contains a body of
knowledge which is normally considered, by its students, as highly
abstract, complex and unrelated to their future professional activities,
thus reducing their interest and motivation for its study. The
objective of the present article is to reflect upon common practices
adopted in the development of its contents, presenting some
alternatives that may contribute for a better absorption of the
discipline. It starts with an analysis of the most usual approaches
adopted, and then presents proposals that might contribute for a
higher degree of motivation of the students, as well as for a more
efficient learning process.
Keywords: formal languages, automata, teaching, learning.
Biografia do Autor
Marcus Vinícius Midena Ramos, UNIVASF
Professor assistente do colegiado de engenharia de computação.