A presença das tecnologias interativas na edução

Romero Tori

Resumo


As tecnologias interativas, que incluem a realidade virtual, a realidade
aumentada e os jogos digitais, entre outras formas de se prover
interatividade via sistemas computacionais, já fazem parte não apenas
do cotidiano das pessoas que nasceram e cresceram em um mundo
informatizado, como de grande—e crescente—contingente daquelas
que souberam se adaptar à evolução tecnológica e dela se apropriar.
Não fossem os inegáveis benefícios que tais tecnologias podem trazer
para a educação, seu uso já se justificaria pela simples necessidade de
a escola refletir a realidade cultural de seus alunos. É, portanto, mais
do que oportuno que se discuta o papel das tecnologias interativas
na educação, seja em atividades virtuais ou presenciais. No entanto,
para que essa discussão seja mais produtiva, faz-se necessário que se
compreendam alguns conceitos fundamentais e como essas tecnologias
podem interferir nas percepções de distância, interatividade e
presença. Este artigo busca contribuir neste sentido, apresentando e
discutindo tais conceitos.

Palavras-chave


tecnologias interativas, interatividade, distância, presença, educação

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo