PERFORMATIVIDADE E ENUNCIAÇÃO: DA SIGNIFICAÇÃO AO SENTIDO
DOI:
https://doi.org/10.5546/peste.v7i2.30482Resumen
Resumo: Este artigo articula as noções de performatividade, enunciaçãoe sofística, a partir da discussão empreendida em minha pesquisa de
doutorado, que interroga o processo fundacionista da ciência, sustentado
pelo princípio de não contradição aristotélico e suas relações com os
conceitos de saber, verdade e gozo em psicanálise, considerando a
possibilidade de transpor o muro de linguagem a partir do princípio
da inexistência da relação sexual. Este princípio permite questionar o
valor de verdade de uma significação ao suspender o sentido a partir do
equívoco ab-senso, introduzindo uma barreira, a do gozo, que torna o
acesso à verdade possível apenas por um semi-dizer. Essa possibilidade
parece ter relação com lalíngua, proposta por Lacan, onde a função
sonora tem prevalência sobre a função referencial, colocando em jogo
a letra e a suspensão do sentido, de modo a permitir a invenção de um
significante novo pelo ser falante.
Palavras-chave: performatividade; enunciação; sofística; significação;
sentido.
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