Cicatrizes famintas: transtornos alimentares em carne viva.

Authors

  • Viviana Senra Venosa
  • Marcela Rezende Géa

DOI:

https://doi.org/10.5546/peste.v2i2.16643

Abstract

Resumo: Este trabalho surge de inquietações clínicas formuladas a partir do atendimento a sujeitos que sofrem de Transtornos Alimentares (Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa). Os transtornos alimentares são manifestações sintomatológicas que têm despertado o interesse crescente da Psiquiatria e da Psicanálise, sobretudo nas últimas quatro décadas. Bem como sua epidemiologia tem aumentado significativamente nos tempos atuais. Os sintomas alimentares e as fantasias desses sujeitos incidem diretamente no corpo, emagrecido até os ossos ou na dicotomia vazio/cheio presente no comer compulsivo/vomitar. Corpos em xeque: recusados, estranhos (FERNANDES, 2006), os quais seus sujeitos procuram manejar e controlar por vias alimentares e purgativas; mas não só, temos observado empiricamente, e com relativa frequência, o fenômeno que escolhemos chamar de “ato de cortar-se”, ou seja, pacientes que se autoinfligem escarificações (cortes) com objetos pontiagudos ou lâminas cortantes.Talvez não por acaso, a partir da década de 70, o aparecimento de corpos tatuados e outros tipos de modificações corporais (piercings, escarificações, implantes subcutâneos, brandings, etc.) nos cenários urbanos contemporâneos também tem sido fenômeno crescente. Sabemos que as práticas de modificações corporais estão presentes na história cultural da humanidade desde sempre.Porém, na atualidade, talvez possuam outra “roupagem”. A coincidência histórica na contemporaneidade, portanto, destes três fenômenos, a saber, transtornos alimentares, o ato de cortar-se e as marcas corporais, pode promover uma articulação e indagações sobre o jogo da economia libidinal na atualidade (SILVA JUNIOR et al., 2008; 2009). Assim como trazer à tona discussões, no campo da metapsicologia e com vinhetas clínicas incluídas, sobre os conceitos de pulsão de morte, compulsão à repetição (FREUD, 1920) e ego corporal (FREUD, 1923). Ou seja, o aparecimento crescente de fenômenos sintomatológicos ligados diretamente ao corpo, a partir de uma economia de descarga libidinal. E, por fim, se as marcas corporais na atualidade poderiam ser pensadas como uma espécie de “psicopatologia cotidiana” da contemporaneidade.
Palavras-chave: transtornos alimentares; marcas corporais; psicanálise; contemporaneidade.

Abstract: This work arises from concerns raised from the clinical care of individuals suffering from eating disorders (Anorexia Nervosa and Bulimia Nervosa). Eating disorders are symptomatic manifestations that have attracted growing interest in psychiatry and psychoanalysis, especially in the last four decades, as well as its epidemiology has increased significantly in recent times. Food and fantasies symptoms of these subjects have a direct impact on the body, emaciated to the bone or the dichotomy empty / full in this binge / vomit. Bodies in check: refused, strangers (FERNANDES, 2006) which seek to manage their subjects and control by the alimentary tract and purging, but not only, we have observed empirically and with relative frequency, we chose the phenomenon call “the act of cutting up”, ie, patients who self-inflict scarification (cutting) with sharp blades or sharp objects. Perhaps not coincidentally, from the 70’s, the appearance of tattooed bodies and other types of body modification (piercing, scarification, subdermal implants, brandings, etc. In contemporary urban settings has also been a growing phenomenon. We know that the practices of body modification have always been present in the cultural history of mankind. But today, perhaps it has other “appearance”. The coincidence in contemporary history, therefore, these three phenomena, namely, eating disorders, the act of cutting up and the marks, can promote a joint and inquiries about the libidinal economy of the game today (SILVA JUNIOR et al,2008, 2009). So bringing up discussions in the field of metapsychology and clinical vignettes included on the concept of death instinct, the repetition compulsion (FREUD, 1920) and body ego (FREUD, 1923). That is, the advent of symptom phenomena directly related to the body, from an economy of libidinal discharge. And finally, if the body marks today could be thought of as a kind of contemporary “everyday psychopathology”.
Keywords: eating disorders; body marks; psychoanalysis; contemporaneity.

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Viviana Senra Venosa

Psicanalista. Graduada em Psicologia pela USP. Pesquisadora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PST-IP-USP), na pesquisa internacional Marcas corporais auto-infligidas à luz do laço social contemporâneo (PST-IP-USP e Rennes 2, França). Pesquisadora do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). Aspirante a membro do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae. Profissional da equipe fixa do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Proata/ Unifesp-EPM).

Marcela Rezende Géa

Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestranda integrante do programa de pós-graduação em Psicologia Social desta mesma universidade. Bolsista CNPq e pesquisadora integrante do Laboratório de Epistemologia Genética e Reabilitação Psicossocial e do Grupo Marcas corporais auto-infligidas à luz do laço social contemporâneo (ambos IPUSP).

How to Cite

Venosa, V. S., & Géa, M. R. (2013). Cicatrizes famintas: transtornos alimentares em carne viva. A PESTE: Revista De Psicanálise E Sociedade E Filosofia., 2(2). https://doi.org/10.5546/peste.v2i2.16643

Issue

Section

Artigos