O corpo é a alma
DOI:
https://doi.org/10.5546/peste.v2i2.16629Resumo
Resumo: Por trás da tradicional oposição entre o corpo e a alma, convidamos, inicialmente, a ler uma forma de identidade: com todo o rigor (psicanalítico), o corpo é a alma, desde que se esqueçam as exigências de um pensamento petrificado pela recusa da morte. Tal ideia leva tanto a recusar a noção mesma de “psicossomática” como a reconhecer que o corpo preenche para o sujeito certas funções – que são muito especificamente essas que Lacan imputa normalmente ao Outro. A prova disso é a radical estranheza do corpo, seu ex-timo. Assim, deduz-se que seus ataques constituem tanto lembretes dessa estranheza quanto reativações desta função da alteridade, fiadora da incompletude subjetiva. A partir disso revela-se, igualmente, um pouco melhor, o que muda atualmente no papel atribuído a estes ataques, figuras da nossa “modernidade”.
Palavras-chave: corpos; morte; alteridade; estranheza; modernidade.
Abstract: Behind the traditional opposition between body and soul, the paper initially invites you to read a form of identity: with all the (psychoanalytic) rigor, the body is the soul, if one forgets the requirements of a thought petrified by the denial of death. This idea leads either to reject the very notion of ”psychosomatic” or to recognize that the body fulfills certain functions for the subject - those that are specifically usually imputed by Lacan to the Other. The proof is the radical strangeness of the body, its ex-timate. Thus, it is deductible that its attacks are both reminders of his strangeness and otherness and the reactivation of this function, cosigner of the subjective incompleteness. Thus, is revealed also, a little better, what changes in the role currently assigned to these attacks, pictures of our “modernity.”
Keywords: bodies; death; otherness; strangeness; modernity.