Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento entre linhas 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, neste mesma página.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Directrices para autores/as

  1. Os trabalhos devem ser de autoria de doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos. Excepcionalmente podem ser aceitos trabalhos sem tais qualificações (por total liberalidade dos editores). Artigos de pós-graduandos da PUC-SP (desde que devidamente aprovados) terão prioridade de publicação.
  2. Para a publicação de trabalhos, os originais serão avaliados por especialistas (professores doutores) segundo o sistema de “duplo cego” (double blind peer review) e o parecer destes será referendado pelo Conselho Editorial com relação aos aspectos formais e, posteriormente, comunicado ao(s) autor(es). 
  3. A Revista da APG não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos.
  4. Os artigos devem ter um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 30 (trinta) laudas (considerando todos os seus elementos), em formato A4. Caso o texto exceda o número máximo de laudas, os(as) autores(as) deverão explicitar, em comentários ao editor, a justificativa. Caberá à Equipe Editorial, em caráter definitivo, a apreciação das razões apresentadas e decisão pela aceitação ou arquivamento do texto.
  5. A redação dos artigos (em formato A4) deve utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, obedecendo a espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, margens esquerda e superior com 3 cm e margens direita e inferior com 2 cm. Após cada parágrafo deve-se pular uma linha (simples). Notas de rodapé, explicativas, deverão utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, justificado.
  6. Constitui responsabilidade dos (as) autores (as) a submissão de manuscrito revisado gramaticalmente.
  7. Os artigos em língua estrangeira serão publicados no seu idioma de origem a critério da Equipe Editorial.
  8. Os textos deverão ser submetidos respeitando a seguinte estrutura:
    • Título em português: Deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras, incluído o subtítulo (quando houver), realçado em negrito. O título não deve ser em caixa alta: uso de maiuscula somente para as primeiras letras , salvo para siglas ou termos técnicos. Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e centralizado.
    • Título em inglês: Tradução fiel do título, sempre em inglês. Sem negrito e não deve ser em caixa alta.Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e centralizado.
    • Resumo: Deve ser um texto conciso (até 250 palavras), redigido em parágrafo único, onde o autor ressalte os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e o resultado alcançados. Deve-se, ainda, evitar o uso de citações, símbolos, fórmulas, equações e diagramas. Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Palavras-chave: Indicar até 5 (cinco) termos que classifiquem o trabalho com precisão adequada para sua indexação, separados por “ponto e vírgula” ( ; ). Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • AbstractTradução fiel do resumo, sempre em inglês. Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Keywords: Tradução fiel das palavras-chave, sempre em inglês. Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Sumário: Deve ser posicionado logo abaixo das keywords e reproduzir somente o número e o nome das seções principais que compõem o artigo. Os substítulos das seções devem ser concisos, em negrito e sua numeração deve utilizar números arábicos (incluindo a introdução). Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Introdução: Texto introdutório, onde o autor ressalte a problemática, o problema científico, os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e a justificativa ou importância do artigo para a comunidade cientifica nacional e internacional.
    • Discussão em tópicos: A discussão deve abordar, especificamente, os tópicos elencados no sumário, correlacionados ao resumo, à problemática e objetivos destacados na introdução e às conclusões.
    • Conclusão: A conclusão deve ser elaborada em parágrafos que hão de estar relacionados à discussão dos tópicos, também elencados no sumário.
    • Referências: A indicação das referências deve obedecer ao disposto na norma ABNT NBR 6023 (ou norma ISO equivalente). Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética.
  9. Os textos em português devem estar escritos de acordo com a regra de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6022. Artigos estrangeiros devem usar a regra ISO equivalente.
  10. Citações ao longo do texto devem seguir a norma ABNT NBR 10520 ou norma ISO equivalente (no caso de citações diretas com mais de três linhas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, obedecendo a espaçamento entre linhas simples e recuo de 4 cm.
  11. As referências das fontes citadas devem obedecer à norma ABNT NBR 6023 (ou norma ISO equivalente), seguindo o sistema AUTOR/DATA. Elas devem conter todos os dados necessários para identificar a publicação original, incluindo link (se houver).
  12. O arquivo não deve conter identificação dos(as) autores(as) ou elementos facilitadores de reconhecimento da autoria.
  13. No ato da submissão o preenchimento dos metadados é de caráter obrigatório: título, resumo, autores, palavras-chave, agências de fomento (se houver) e referências. Ainda, deverão constar todos(as) os(as) autores(as), nome completo, e-mail, país, URL do currículo lattes, ORCID ID, instituição/afiliação e resumo da biografia.
  14. Todos os autores deverão obrigatoriamente indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID. Caso não tenha, clique aqui para se cadastrar
  15. A submissão dos trabalhos no sistema caracteriza a cessão dos direitos autorais à Revista da APG, autorizando-se, assim, a diagramação do texto, seu uso ou reprodução na forma de citações pelos leitores interessados, com a devida citação da fonte (autoria). 
  16. Os trabalhos publicados na Revista da APG representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial do veículo, da PUC-SP ou da APG PUC-SP.   
  17. Ao submeter um artigo à Revista o(a) autor(a) se compromete formalmente em não submetê-lo concomitantementea outro periódico ou evento. Durante o processo de avaliação, o(a) autor(a) poderá cancelar o envio de seu trabalho ou solicitar o cancelamento por meio do e-mail revistaapg@pucsp.br.
  18. A Revista recebe, pelo e-mail revistaapg@pucsp.br, comunicações de suspeita de más condutas, observando a política de boas práticas e ética na comunicação científica. Caberá à Equipe Editorial o tratamento e deliberação nesses casos.

 

Boas Práticas e Política de Ética 

Revista da APG dedica-se à publicação de textos inéditos de qualidade editorial. Estimula o intercâmbio nacional e internacional de pesquisas pautando-se na ética e no desenvolvimento científico, sendo esse o compromisso de todos os envolvidos: Editores, Conselho Editorial, Pareceristas e Autores.

 

Responsabilidade dos Editores:

  • Analisar os artigos submetidos à avaliação e aprovar os de qualidade que estão no escopo da Revista da APG, de modo a garantir o fluxo editorial e tomar como referência o foco temático, as condições para submissão e as diretrizes para os autores.
  • Garantir um processo justo, imparcial e anônimo de avaliação dos trabalhos (double blind peer review), no intuito de assegurar que as informações permaneçam confidenciais.
  • Assegurar a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem.
  • Selecionar os avaliadores considerando a área de atuação.
  • Organizar a relação dos avaliadores e manter os seus dados atualizados.
  • Assegurar que materiais ainda não publicados, que estão sob a responsabilidade da Revista, não sejam utilizados em pesquisas e publicações sem a anuência dos autores.
  • Avaliar os materiais submetidos de modo a não publicar o que manifeste preconceito de raça, de nacionalidade, de gênero, de orientação sexual, de crença religiosa e que, de alguma forma, manifeste a não consideração de princípios éticos fundamentais da pesquisa.
  • Publicar erratas, esclarecimentos e retratações, quando necessário.
  • Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
  • Garantir a manutenção e o aprimoramento das boas práticas editoriais de modo a manter a excelência das publicações.
  • Assegurar que o material de pesquisa publicado esteja em conformidade com as diretrizes éticas internacionalmente aceitas, solicitando pareceres específicos, se e quando pertinentes. Os editores reservam-se ao direito de pedir orientação ao Conselho Editorial da Revista, caso necessário.

 

Responsabilidade do Consleho Editorial:

  • Apoiar os Editores da Revista de modo consultivo em relação às políticas editoriais.
  • Orientar os Editores da Revista com vistas a garantir a qualidade dos trabalhos publicados em língua portuguesa ou estrangeira.

 

Obs. 1: O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três pareceristas. Cada trabalho é sempre enviado a dois pareceristas no processo de “parecer às cegas”. Caso um dos pareceristas recomende a publicação e outro não, o artigo é submetido a um terceiro parecerista. Trata-se de um parecer para desempate.

Obs. 2: Qualquer trabalho, nacional ou estrangeiro, é submetido ao mesmo sistema de avaliação.

 

Responsabilidades dos/as Pareceristas:

  • Notificar os Editores de sua disponibilidade para avaliar.
  • Recusar o convite sempre que não se sentir apto a realizar a avaliação em função do tema abordado, da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria do texto e/ou de identificação de conflito de interesse.
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, no intuito de proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores, manter sigilo sobre as informações e comprometer-se a não as utilizar em proveito próprio, em pesquisas e/ou publicações.
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais de natureza formativa que contemple os princípios éticos.

 

Responsabilidade dos Autores:

  • Conhecer o foco, o escopo, os objetivos, a abrangência temática, as políticas e as diretrizes para submissão na Revista da APG.
  • Elaborar o trabalho com base em investigação e/ou estudo sistemático, de modo a abordar e problematizar coerentemente os dados e apresentar as contribuições para a área da Educação.
  • Garantir que o trabalho submetido seja original.
  • Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
  • Observar as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição ao qual se vincula a pesquisa apresentada quando se tratar do envolvimento de seres humanos, de maneira a cumprir a Resolução Nº 510, de 7 de abril 2016, do Conselho Nacional de Saúde, aplicável às áreas de Ciências Humanas e Sociais.
  • Após a aceitação do trabalho para publicação, os autores deverão submeter seus manuscritos para revisão de linguagem com profissionais indicados pela Revista.
  • Informar, no texto, a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.
  • Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio e autoplágio no texto submetido.
  • Garantir que existe um consenso entre todos/as os coautores/as na aprovação da versão final do trabalho e na sua subsequente submissão ao periódico para publicação.
  • Manter a comunicação com os Editores e informar, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no trabalho publicado.

Artigos

> Submissões abertas, indexado e avaliado pelos pares.

Outros

> Indexado, não avaliado pelos pares.

Dossiê

> TEMA DO DOSSIÊ: [NÃO HÁ DOSSIÊ ATIVO NO MOMENTO]

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