Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento entre linhas 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, neste mesma página.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  1. Os trabalhos devem ser de autoria de doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos. Excepcionalmente podem ser aceitos trabalhos sem tais qualificações (por total liberalidade dos editores). Artigos de pós-graduandos da PUC-SP (desde que devidamente aprovados) terão prioridade de publicação.
  2. Para a publicação de trabalhos, os originais serão avaliados por especialistas (professores doutores) segundo o sistema de “duplo cego” (double blind peer review) e o parecer destes será referendado pelo Conselho Editorial com relação aos aspectos formais e, posteriormente, comunicado ao(s) autor(es). 
  3. A Revista da APG não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos.
  4. Os artigos devem ter um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 30 (trinta) laudas (considerando todos os seus elementos), em formato A4. Caso o texto exceda o número máximo de laudas, os(as) autores(as) deverão explicitar, em comentários ao editor, a justificativa. Caberá à Equipe Editorial, em caráter definitivo, a apreciação das razões apresentadas e decisão pela aceitação ou arquivamento do texto.
  5. A redação dos artigos (em formato A4) deve utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, obedecendo a espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, margens esquerda e superior com 3 cm e margens direita e inferior com 2 cm. Após cada parágrafo deve-se pular uma linha (simples). Notas de rodapé, explicativas, deverão utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, justificado.
  6. Constitui responsabilidade dos (as) autores (as) a submissão de manuscrito revisado gramaticalmente.
  7. Os artigos em língua estrangeira serão publicados no seu idioma de origem a critério da Equipe Editorial.
  8. Os textos deverão ser submetidos respeitando a seguinte estrutura:
    • Título em português: Deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras, incluído o subtítulo (quando houver), realçado em negrito e em caixa alta.
    • Título em inglês: Tradução fiel do título, sempre em inglês, em caixa alta (sem negrito).
    • Resumo: Deve ser um texto conciso (até 250 palavras), redigido em parágrafo único, onde o autor ressalte os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e o resultado alcançados. Deve-se, ainda, evitar o uso de citações, símbolos, fórmulas, equações e diagramas. 
    • AbstractTradução fiel do resumo, sempre em inglês.
    • Palavras-chave: Indicar até 5 (cinco) termos que classifiquem o trabalho com precisão adequada para sua indexação, separados por “ponto e vírgula” ( ; ). 
    • Keywords: Tradução fiel das palavras-chave, sempre em inglês.
    • Sumário: Deve ser posicionado logo abaixo das keywords e reproduzir somente o número e o nome das seções principais que compõem o artigo. Os substítulos das seções devem ser concisos, em negrito e sua numeração deve utilizar números arábicos (incluindo a introdução.
    • Introdução: Texto introdutório, onde o autor ressalte a problemática, o problema científico, os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e a justificativa ou importância do artigo para a comunidade cientifica nacional e internacional.
    • Discussão em tópicos: A discussão deve abordar, especificamente, os tópicos elencados no sumário, correlacionados ao resumo, à problemática e objetivos destacados na introdução e às conclusões.
    • Conclusão:A conclusão deve ser elaborada em parágrafos que hão de estar relacionados à discussão dos tópicos, também elencados no sumário.
    • Referências: A indicação das referências deve obedecer ao disposto na norma ABNT NBR 6023 (ou norma ISO equivalente). Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética.
  9. Os textos em português devem estar escritos de acordo com a regra de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6022. Artigos estrangeiros devem usar a regra ISO equivalente.
  10. Citações ao longo do texto devem seguir a norma ABNT NBR 10520 ou norma ISO equivalente (no caso de citações diretas com mais de três linhas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, obedecendo a espaçamento entre linhas simples e recuo de 4 cm.
  11. As referências das fontes citadas devem obedecer à norma ABNT NBR 6023 (ou norma ISO equivalente), seguindo o sistema AUTOR/DATA. Elas devem conter todos os dados necessários para identificar a publicação original, incluindo link (se houver).
  12. O arquivo não deve conter identificação dos(as) autores(as) ou elementos facilitadores de reconhecimento da autoria.
  13. No ato da submissão o preenchimento dos metadados é de caráter obrigatório: título, resumo, autores, palavras-chave, agências de fomento (se houver) e referências. Ainda, deverão constar todos(as) os(as) autores(as), nome completo, e-mail, país, URL do currículo lattes, ORCID ID, instituição/afiliação e resumo da biografia.
  14. Todos os autores deverão obrigatoriamente indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID. Caso não tenha, clique aqui para se cadastrar
  15. A submissão dos trabalhos no sistema caracteriza a cessão dos direitos autorais à Revista da APG, autorizando-se, assim, a diagramação do texto, seu uso ou reprodução na forma de citações pelos leitores interessados, com a devida citação da fonte (autoria). 
  16. Os trabalhos publicados na Revista da APG representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial do veículo, da PUC-SP ou da APG PUC-SP.   
  17. Ao submeter um artigo à Revista o(a) autor(a) se compromete formalmente em não submetê-lo concomitantementea outro periódico ou evento. Durante o processo de avaliação, o(a) autor(a) poderá cancelar o envio de seu trabalho ou solicitar o cancelamento por meio do e-mail revistaapg@pucsp.br.
  18. A Revista recebe, pelo e-mail revistaapg@pucsp.br, comunicações de suspeita de más condutas, observando a política de boas práticas e ética na comunicação científica. Caberá à Equipe Editorial o tratamento e deliberação nesses casos.

[INCLUIR FOLHA DE MODELO]

Artigos

> Submissões abertas, indexado e avaliado pelos pares.

Outros

> Indexado, não avaliado pelos pares.

Dossiê

> Submissões abertas, indexado e avaliado pelos pares.

> TEMA DO DOSSIÊ: Movimento Estudantil

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