Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento entre linhas 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, neste mesma página.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

  1. Os trabalhos devem ser de autoria de doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos. Excepcionalmente podem ser aceitos trabalhos sem tais qualificações (por total liberalidade dos editores). Artigos de pós-graduandos da PUC-SP (desde que devidamente aprovados) terão prioridade de publicação.
  2. Para a publicação de trabalhos, os originais serão avaliados por especialistas (professores doutores) segundo o sistema de “duplo cego” (double blind peer review) e o parecer destes será referendado pelo Conselho Editorial com relação aos aspectos formais e, posteriormente, comunicado ao(s) autor(es). 
  3. A Revista da APG não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos.
  4. Os artigos devem ter um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 30 (trinta) laudas (considerando todos os seus elementos), em formato A4. Caso o texto exceda o número máximo de laudas, os(as) autores(as) deverão explicitar, em comentários ao editor, a justificativa. Caberá à Equipe Editorial, em caráter definitivo, a apreciação das razões apresentadas e decisão pela aceitação ou arquivamento do texto.
  5. A redação dos artigos (em formato A4) deve utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, obedecendo a espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, margens esquerda e superior com 3 cm e margens direita e inferior com 2 cm. Após cada parágrafo deve-se pular uma linha (simples). Notas de rodapé, explicativas, deverão utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, justificado.
  6. Constitui responsabilidade dos (as) autores (as) a submissão de manuscrito revisado gramaticalmente.
  7. Os artigos em língua estrangeira serão publicados no seu idioma de origem a critério da Equipe Editorial.
  8. Os textos deverão ser submetidos respeitando a seguinte estrutura:
    • Título em português: Deve conter, no máximo, 15 (quinze) palavras, incluído o subtítulo (quando houver), realçado em negrito. O título não deve ser em caixa alta: uso de maiuscula somente para as primeiras letras , salvo para siglas ou termos técnicos. Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e centralizado.
    • Título em inglês: Tradução fiel do título, sempre em inglês. Sem negrito e não deve ser em caixa alta.Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm e centralizado.
    • Resumo: Deve ser um texto conciso (até 250 palavras), redigido em parágrafo único, onde o autor ressalte os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e o resultado alcançados. Deve-se, ainda, evitar o uso de citações, símbolos, fórmulas, equações e diagramas. Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Palavras-chave: Indicar até 5 (cinco) termos que classifiquem o trabalho com precisão adequada para sua indexação, separados por “ponto e vírgula” ( ; ). Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • AbstractTradução fiel do resumo, sempre em inglês. Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Keywords: Tradução fiel das palavras-chave, sempre em inglês. Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Sumário: Deve ser posicionado logo abaixo das keywords e reproduzir somente o número e o nome das seções principais que compõem o artigo. Os substítulos das seções devem ser concisos, em negrito e sua numeração deve utilizar números arábicos (incluindo a introdução). Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.
    • Introdução: Texto introdutório, onde o autor ressalte a problemática, o problema científico, os objetivos, a metodologia (métodos de pesquisa) utilizada no decorrer da pesquisa e a justificativa ou importância do artigo para a comunidade cientifica nacional e internacional.
    • Discussão em tópicos: A discussão deve abordar, especificamente, os tópicos elencados no sumário, correlacionados ao resumo, à problemática e objetivos destacados na introdução e às conclusões.
    • Conclusão: A conclusão deve ser elaborada em parágrafos que hão de estar relacionados à discussão dos tópicos, também elencados no sumário.
    • Referências: A indicação das referências deve obedecer ao disposto na norma ABNT NBR 6023 (ou norma ISO equivalente). Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética.
  9. Os textos em português devem estar escritos de acordo com a regra de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6022. Artigos estrangeiros devem usar a regra ISO equivalente.
  10. Citações ao longo do texto devem seguir a norma ABNT NBR 10520 ou norma ISO equivalente (no caso de citações diretas com mais de três linhas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, obedecendo a espaçamento entre linhas simples e recuo de 4 cm.
  11. As referências das fontes citadas devem obedecer à norma ABNT NBR 6023 (ou norma ISO equivalente), seguindo o sistema AUTOR/DATA. Elas devem conter todos os dados necessários para identificar a publicação original, incluindo link (se houver).
  12. O arquivo não deve conter identificação dos(as) autores(as) ou elementos facilitadores de reconhecimento da autoria.
  13. No ato da submissão o preenchimento dos metadados é de caráter obrigatório: título, resumo, autores, palavras-chave, agências de fomento (se houver) e referências. Ainda, deverão constar todos(as) os(as) autores(as), nome completo, e-mail, país, URL do currículo lattes, ORCID ID, instituição/afiliação e resumo da biografia.
  14. Todos os autores deverão obrigatoriamente indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID. Caso não tenha, clique aqui para se cadastrar
  15. A submissão dos trabalhos no sistema caracteriza a cessão dos direitos autorais à Revista da APG, autorizando-se, assim, a diagramação do texto, seu uso ou reprodução na forma de citações pelos leitores interessados, com a devida citação da fonte (autoria). 
  16. Os trabalhos publicados na Revista da APG representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial do veículo, da PUC-SP ou da APG PUC-SP.   
  17. Ao submeter um artigo à Revista o(a) autor(a) se compromete formalmente em não submetê-lo concomitantementea outro periódico ou evento. Durante o processo de avaliação, o(a) autor(a) poderá cancelar o envio de seu trabalho ou solicitar o cancelamento por meio do e-mail revistaapg@pucsp.br.
  18. A Revista recebe, pelo e-mail revistaapg@pucsp.br, comunicações de suspeita de más condutas, observando a política de boas práticas e ética na comunicação científica. Caberá à Equipe Editorial o tratamento e deliberação nesses casos.

 

Boas Práticas e Política de Ética 

Revista da APG dedica-se à publicação de textos inéditos de qualidade editorial. Estimula o intercâmbio nacional e internacional de pesquisas pautando-se na ética e no desenvolvimento científico, sendo esse o compromisso de todos os envolvidos: Editores, Conselho Editorial, Pareceristas e Autores.

 

Responsabilidade dos Editores:

  • Analisar os artigos submetidos à avaliação e aprovar os de qualidade que estão no escopo da Revista da APG, de modo a garantir o fluxo editorial e tomar como referência o foco temático, as condições para submissão e as diretrizes para os autores.
  • Garantir um processo justo, imparcial e anônimo de avaliação dos trabalhos (double blind peer review), no intuito de assegurar que as informações permaneçam confidenciais.
  • Assegurar a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem.
  • Selecionar os avaliadores considerando a área de atuação.
  • Organizar a relação dos avaliadores e manter os seus dados atualizados.
  • Assegurar que materiais ainda não publicados, que estão sob a responsabilidade da Revista, não sejam utilizados em pesquisas e publicações sem a anuência dos autores.
  • Avaliar os materiais submetidos de modo a não publicar o que manifeste preconceito de raça, de nacionalidade, de gênero, de orientação sexual, de crença religiosa e que, de alguma forma, manifeste a não consideração de princípios éticos fundamentais da pesquisa.
  • Publicar erratas, esclarecimentos e retratações, quando necessário.
  • Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
  • Garantir a manutenção e o aprimoramento das boas práticas editoriais de modo a manter a excelência das publicações.
  • Assegurar que o material de pesquisa publicado esteja em conformidade com as diretrizes éticas internacionalmente aceitas, solicitando pareceres específicos, se e quando pertinentes. Os editores reservam-se ao direito de pedir orientação ao Conselho Editorial da Revista, caso necessário.

 

Responsabilidade do Consleho Editorial:

  • Apoiar os Editores da Revista de modo consultivo em relação às políticas editoriais.
  • Orientar os Editores da Revista com vistas a garantir a qualidade dos trabalhos publicados em língua portuguesa ou estrangeira.

 

Obs. 1: O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três pareceristas. Cada trabalho é sempre enviado a dois pareceristas no processo de “parecer às cegas”. Caso um dos pareceristas recomende a publicação e outro não, o artigo é submetido a um terceiro parecerista. Trata-se de um parecer para desempate.

Obs. 2: Qualquer trabalho, nacional ou estrangeiro, é submetido ao mesmo sistema de avaliação.

 

Responsabilidades dos/as Pareceristas:

  • Notificar os Editores de sua disponibilidade para avaliar.
  • Recusar o convite sempre que não se sentir apto a realizar a avaliação em função do tema abordado, da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria do texto e/ou de identificação de conflito de interesse.
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, no intuito de proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores, manter sigilo sobre as informações e comprometer-se a não as utilizar em proveito próprio, em pesquisas e/ou publicações.
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais de natureza formativa que contemple os princípios éticos.

 

Responsabilidade dos Autores:

  • Conhecer o foco, o escopo, os objetivos, a abrangência temática, as políticas e as diretrizes para submissão na Revista da APG.
  • Elaborar o trabalho com base em investigação e/ou estudo sistemático, de modo a abordar e problematizar coerentemente os dados e apresentar as contribuições para a área da Educação.
  • Garantir que o trabalho submetido seja original.
  • Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
  • Observar as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição ao qual se vincula a pesquisa apresentada quando se tratar do envolvimento de seres humanos, de maneira a cumprir a Resolução Nº 510, de 7 de abril 2016, do Conselho Nacional de Saúde, aplicável às áreas de Ciências Humanas e Sociais.
  • Após a aceitação do trabalho para publicação, os autores deverão submeter seus manuscritos para revisão de linguagem com profissionais indicados pela Revista.
  • Informar, no texto, a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.
  • Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio e autoplágio no texto submetido.
  • Garantir que existe um consenso entre todos/as os coautores/as na aprovação da versão final do trabalho e na sua subsequente submissão ao periódico para publicação.
  • Manter a comunicação com os Editores e informar, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no trabalho publicado.

Artigos

> Submissões abertas, indexado e avaliado pelos pares.

Outros

> Indexado, não avaliado pelos pares.

Dossiê

> TEMA DO DOSSIÊ: [NÃO HÁ DOSSIÊ ATIVO NO MOMENTO]

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