A Uberização da Coordenação Pedagógica de Escolas Estaduais de São Paulo: Estratégias para Proletarização Docente?
DOI:
https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v1i1p216-240Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Formação de Professores, Escola PúblicaResumo
Este texto tem como objetivo: Apresentar reflexões sobre os conceitos de proletarização e uberização da educação, e a partir disso contextualizar a atual situação da coordenação pedagógica de escolas públicas da rede estadual de São Paulo, para assim compreender que a ausência de pedagogos (as) nas coordenações desta rede de ensino pode ser uma via para a proletarização docente. A metodologia empreendida contou com a análise documental e de literatura sobre o tema estudado (LUDKE, ANDRÉ, 2018). Contamos com Venco (2019), Contreras (2012) e Hypolito (1991) entre outros (as) autores (as) que nos deram suporte para tais reflexões. Com a discussão apresentada é possível inferir que há na SEE SP indícios de uberização docente via Coordenação Pedagógica, pois as perdas de autonomia, a fragmentação do trabalho, entre outras características presentes na Coordenação estudada, incidem diretamente no trabalho docente.
Referências
ALMEIDA. L. R. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO. V. M. N. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2015, p. 41-60.
ALMEIDA. L. R. Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica no Estado de São Paulo: avanços, recuos, contradições (parte I). Psic. da Ed., São Paulo, 48, p. 111-118, 1º sem. 2019a. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca>. Acesso em: 03 nov. de 2020.
ALMEIDA. L. R. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2015, p. 41-60.
ALMEIDA. L. R. Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica no Estado de São Paulo: avanços, recuos, contradições (parte II). Psic. da Ed., São Paulo, 49, p. 117-121. 2º sem. 2019b. Disponível em: Acesso em: 03 nov. 2020.
APPLE, Michael W.; Apple, TEITELBAUN, Kenneth. Está o professorado perdendo o controle de suas qualificações e do currículo? Teoria & Educação, Campinas, n. 4,1991.
AZANHA, J. M. P. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1983. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a15.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.
BRUNO, E. B. G.; CHRISTOV, L. H. S. Reuniões na escola: oportunidade de comunicação e saber. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2015, p. 56-64.
CONTRERAS, J.A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2012. (Parte 1 – p.33-91).
FANFANI, Emílio Tenti. La condición docente: datos para el análises comparado: Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo Vientiuno, 2005.
GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.- dez. 2010. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16> Acesso em 10 março de 2021.
HYPOLITO. A. M. Processo de Trabalho na escola: algumas categorias para análise IN: APPLE, Michael W.; Apple, TEITELBAUN, Kenneth. Está o professorado perdendo o controle de suas qualificações e do currículo? Teoria & Educação, Campinas, n. 4,1991.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução de Júliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LEMOS. M.O. Orientação técnica para coordenadores pedagógicos: marcas da atuação de seus formadores. 2021.173 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2021.
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2018
NÓVOA. A. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. IN: GATTI, B. A. et al (orgs.) Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora UNESP,2013.
PEREIRA, R. O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa – formação. 2017. 251 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
PLACCO. V.M.S.N., ALMEIDA.L. R. , SOUZA, V.L.T. O coordenador pedagógico e a formação de professores: Intenções, Tensões e Contradições. 2011. Disp. em . Acesso em: 25. out. 2021.
RODRÍGUEZ, Margarita Victoria. A pesquisa documental e o estudo histórico de políticas educacionais. Caderno de Cultura, n.7, maio/2004.
SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar nº 114, de 13 de novembro de 1974. Institui o Estatuto do Magistério Público de 1.º e 2.º graus do Estado e dá providências correlatas. Diário Oficial – Executivo, São Paulo, 14 nov. 1974, p. 4.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 7709, de 18 de março de 1976. Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Diário Oficial – Executivo. Caderno 1, São Paulo, 18 março. 1976, p. 1.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 57.141, de 18 de julho de 2011. Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Diário Oficial – Executivo. Caderno 1, São Paulo, 19 jul. 2011, p. 1.
SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 62, de 11 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o desenvolvimento e a oferta de cursos e orientações técnicas para os integrantes do Quadro do Magistério – QM, na conformidade das competências e atribuições estabelecidas para a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAP, pelo Decreto 57.141, de 18-7-2011. Diário Oficial – Executivo, Seção I, São Paulo, 12 dez. 2017.
SÃO PAULO (Estado). Diretoria de Ensino – Região de Osasco. Edital de credenciamento para professores coordenadores do núcleo pedagógico – PCNP. 2020. Disponível em: Acesso em: 23 out. 2020.
SILVA. J. M. S. Diferentes caminhos para a formação docente: estratégias empregadas por coordenadores pedagógicos. 2019. 278 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil? Cadernos de Saúde Pública, 35, Sup. 1: e00207317, p. 1-17, 2019.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-03 (3)
- 2022-08-25 (2)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da APG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.