Edição 45 da Revista Aurora, dossiê Cartografias das Ruínas do Antropoceno Brasileiro está ON!

2023-01-27

Mais um fascículo da Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política foi públicado, a edição nº 45 com o dossiê Cartografia das Ruínas do Antropoceno Brasileiro proganizado por um grupo internacional e multidisciplinar de pesquisadores.

Ao longo dos últimos anos, o conceito de Antropoceno possibilitou um entendimento mais concatenado sobre como seres humanos e danos ecossistêmicos estão entranhados. Além da degradação ampla de ecossistemas, a desolação e os prejuízos permeiam também as relações humanas, tornando mais difícil visualizar os desastres como “naturais”, pois se mesclam com o social em suas origens e consequências. Torna-se também mais nítido como os imperativos desenvolvimentistas da política econômica colidem cada vez mais intensamente com os limites biosféricos planetários. Um rastro de destruição sob a forma de catástrofes e ruínas se evidencia.

A partir de fortes indícios empíricos recentemente fornecidos por desastres-crimes e desequilíbrios socioambientais nos setores da mineração e da indústria naval no Brasil, mas não exclusivamente, este dossiê receberá colaborações em torno da relação entre ruína e o par progresso/desenvolvimento, tendo como lastro sua inserção no entendimento do “Antropoceno” como noção com crescente poder explicativo e interpretativo nas ciências humanas.

São organizadores desse dossiê: Rosemary Segurado (PUCSP), Leila Dawney (Universidade de Exeter) Aécio Amaral(UFPB) e Natanael Alencar (UFSCAR).

A edição abre com uma entrevista com Lucas Bambozzi, artista multimídia e realizador audiovisual, autor do documentário Lavra (2022), sobre os atingidos pelos impactos da mineração no Estado de Minas Gerais.

O dossiê conta com os artigos: "Desastres, ruínas e desafios do extrativismo mineral brasileiro: a regulação das barragens de rejeito de mineração", de Bruno Milanez (UFJF); "O desastre de Mariana através do jornal A Sirene: a emergência de uma estrutura de sentimento entre os atingidos", de Natanael de Alencar Santos (UFSCAR); "Ruínas, processos subjetivos de assujeitamentos e re-existências na experiência do projeto diálogos em Suape no antropoceno brasileiro", de Karla Galvão Adrião e Luis Felipe Rios (UFPE); "Musealizando a Natureza Barata: arte, ruína e antropoceno na Mata Sul de Pernambuco" de Fabiano Lucena de Araújo (UFPE); "As múltiplas temporalidades da infraestrutura: cidades atômicas e a memória de futuros perdidos" de Leila Dawney (Universidade de Exeter); e "Sendas para uma transversalidade no antropoceno", de Osvaldo José da Silva (PUC-SP).

A edição ainda conta com os artigos de fluxo contínuo: "Reflexos de Narciso: o cubo branco na obra de Grada Kilomba", de Priscila Almeida Cunha Arantes e Camila Carvalho Moura (PUC-SP) e "Planejamento educacional no Brasil: os planos de educação como forma de organizar a educação nacional", de Luciene Amaral da Silva, e Inalda Maria dos Santos (UFAL).

Acesse no link: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/issue/view/2800

Atenciosamente,
Equipe Editorial da Aurora.

Aurora. revista de arte, mídia e política é um periódico científico digital quadrimestral, mantido e organizado pelo Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) e tem como objetivo a divulgação e difusão da produção acadêmica de pesquisadoras e pesquisadores das Ciências Sociais que se dedicam a estudos e análises teóricas e/ou empíricas sobre arte e mídia na relação com fatos e fenômenos sociopolíticos.