Cibercultura e contemporaneidade: panorama de uma sociedade da comunicação

Autores

  • Gustavo Souza Santos Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc
  • Ronilson Ferreira Freitas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Cibercultura, Contemporaneidade, Comunicação Social.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa teve como foco as relações entre a cibercultura, a sociedade e a contemporaneidade. Compreender a influência da cibercultura e das formas comunicacionais na sociedade contemporânea através da blogosfera e das redes sociais constituiu seu objetivo norteador. Para os métodos, foi orientada uma pesquisa de campo para que das inter-relações dinâmicas que pendem das novas mídias, da cibercultura e dos sujeitos sociais sejam extraídas nuances específicas e densidades de uma sociedade marcada por seu esteio comunicacional. Para tanto, como extrato amostral foram selecionados intencionalmente professores e pesquisadores do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros – CEAD/Unimontes para que se pudesse erigir um panorama dentro da proposta de estudo. O instrumento de coleta de dados utilizado foram entrevistas compostas de questões semi-estruturadas. Confrontados com teóricos pertinentes através de análise de conteúdo, a pesquisa caminhou por fornecer um relato geral das influências da internet e seus produtos nas relações humanas. Observa-se uma presença cada vez mais imanente de dispositivos e técnicas, destacando-se uma sociedade da comunicação. A cibercultura acondiciona novos hábitos, comportamentos e fatores que constroem identidades e novas práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Souza Santos, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc. Membro da Equipe de Pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.

Ronilson Ferreira Freitas, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

Graduado em Farmácia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc. Membro da Equipe de Pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.

Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE. Membro da Equipe de Pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc. Coordenadora da Equipe de Pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.

Downloads

Publicado

2014-09-10