Sobre a possibilidade de interpretação da globalização a partir do Manifesto do Partido Comunista, um ensaio

Autores

  • Rômulo Carvalho Cristaldo Laboratório de Análise Política Mundial, Labmundo, Antena Salvador

Palavras-chave:

Globalização, Manifesto do partido comunista, Materialismo Histórico-Dialético, Capitalismo

Resumo

Neste ensaio teórico realizamos uma interpretação do Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels, buscando elucidar especificamente as potencialidades e limitações de sua aplicação na análise do processo contemporâneo de globalização. Utiliza-se uma análise documental do texto, confrontando-o com as nuances do processo de globalização em si e com considerações acerca do método materialista histórico-dialético a partir da interpretação de Karel Kosic, esta abordada a partir de uma leitura com foco em seus aspectos econômicos e políticos. Isto para concluir que, embora as categorias analisadas por Marx e Engels em meados do século XVIII se façam presentes no mundo contemporâneo, a análise materializada no Manifesto é historicamente localizada, portanto insuficiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rômulo Carvalho Cristaldo, Laboratório de Análise Política Mundial, Labmundo, Antena Salvador

Doutorando em Administração, NPGA/UFBA; Mestre em Administração, NPGA/UFBA; Bacharel em Administração, UFBA. Pesquisador do Laboratório de Análise Política Mundial — Labmundo — Antena Bahia. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Como Citar

Cristaldo, R. C. (2016). Sobre a possibilidade de interpretação da globalização a partir do Manifesto do Partido Comunista, um ensaio. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 9(25), 51–75. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/20480

Edição

Seção

Artigos