Da melancolia à ironia: o discurso dissimulado da contemporaneidade em Black Mirror

Autores

  • Danilo França do Nascimento Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)
  • Andréia Shirley Taciana de Oliveira
  • Geralda Aparecida do Carmo Schyra

Palavras-chave:

Fifteen Million Merits, Black Mirror, Melancolia, Ironia, Discurso dissimulado.

Resumo

Analisaremos neste artigo o segundo episódio da primeira temporada, Fifteen Million Merits, do seriado britânico Black Mirror. Pretendemos constatar, ao longo desta análise, as características da técnica que estão presentes no cenário, a propagação dissimulada do discurso midiático, o estado de melancolia, o esvaziamento do indivíduo e os traços de ironia que definem os personagens do episódio, tal como acontece com os indivíduos na sociedade contemporânea. Para esta análise, utilizamos os estudos dos teóricos Zygmunt Bauman (2001), Umberto Galimberti (2006), Slavoj Zizek (2011), Giorgio Agamben (2009), Walter Benjamin (apud KHEL, 2010), Soren Kierkegaard (1991) e Lucia Santaella (2008).

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Biografia do Autor

Danilo França do Nascimento, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)

Possui graduação em Artes Cênicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Atualmente é mestrando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), atuando nas áreas de teatro e literatura. Tem experiência na área de arte-educação, com foco em teatro, e na área de atuação teatral.

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Publicado

2015-09-22

Edição

Seção

Artigos