Discurso do medo e o ódio político na disputa eleitoral brasileira de 2014
Palavras-chave:
Discurso Político. Mídia. Medo. Ódio. EspetacularizaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a presença do discurso do medo na mídia durante a disputa eleitoral brasileira em 2014. Foram selecionadas sequências discursivas de texto publicado no blog de um colunista da revista Veja, e analisado o discurso do medo presente no texto. Em seguida, analisou-se o discurso do ódio presente nos comentários dos leitores postados no blog. A principal orientação teórico-metodológica é a Análise de Discurso (Charaudeau). O estudo sobre o medo e o ódio é apoiado, principalmente, nos autores Delumeau e Mira y López. As relações entre mídia, eleição e medo são abordadas a partir de Vera Chaia. As teses da Sociedade do Espetáculo (Debord) conduzem a análise crítica do discurso político presente no corpus. Concluiu-se que, o discurso do medo presente no texto analisado possui íntima ligação com as manifestações de ódio político postadas no blog. Nesse sentido, radicaliza-se, espetacularizando o debate político eleitoral.