Os novos valores do sistema econômico e social e a degradação dos horizontes de possibilidades da existência humana: uma análise a partir do filme 'La loi du marché'

Autores

  • Laura Pimentel Barbosa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de ciências e letras, campus de Araraquara.

Palavras-chave:

Trabalho, Capitalismo flexível, Cinema

Resumo

O presente ensaio é o resultado de um esforço para identificar as características e os desafios pelos quais os trabalhadores estão sujeitos na atual fase do sistema econômico. Para isso, considerando a especial capacidade do cinema em retratar a história por meio das suas narrativas e construções imagéticas, e por permitir aos espectadores e ao analista identificar no filme aspectos da realidade, de modo que é possível refletir a respeito dela, acreditamos que a análise fílmica, especialmente da narrativa, é um recurso importante de compreensão histórica e social. Nos utilizamos do filme francês La lói du marché (título no Brasil: O valor de um homem) de Stéphane Brizé, lançado em 2015, que retrata um homem de meia idade procurando por um emprego após ser demitido da fábrica na qual trabalhou por muitos anos, e então se depara com um mundo do trabalho que se pauta por novos valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Pimentel Barbosa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de ciências e letras, campus de Araraquara.

Mestranda do Programa de pós graduação em Ciências Sociais pela UNESP campus de Araraquara. Graduação em Relações Internacionais pela UNESP campus Franca.

Downloads

Publicado

2017-03-07