Documentários sobre o trabalho operário: exemplos da França e do Brasil. Uma palavra sobre 'Sochaux, cadences en chaînes'

Autores

  • Leonardo Gomes Mello e Silva Departamento de Sociologia USP

Palavras-chave:

Documentário, Cinema e trabalho, Trabalho operário, Reestruturação produtiva.

Resumo

Este artigo centra-se na discussão de documentários recentes sobre o trabalho industrial, produzidos na França. Uma atenção especial é dada à obra Sochaux, Cadences en Chaîne, 2011, 53min, sobre a reestruturação da companhia automobilística francesa Peugeot. É possível extrair desse exemplar da filmografia documental um quadro compreensivo razoavelmente acurado dos principais traços de um fenômeno sociológico de grande alcance, estudado exaustivamente nos últimos anos por especialistas e acadêmicos. Com respeito ao Brasil, o contraponto é feito recorrendo-se aos documentários sobre o novo sindicalismo, entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Conclui-se que no caso dos exemplares brasileiros carece um olhar detido e analítico sobre as condições de exercício do labor e a experiência dos operários a partir do local de trabalho, a ênfase sendo muito mais direcionada para o sindicato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Gomes Mello e Silva, Departamento de Sociologia USP

Professor de Sociologia do Depto. de Sociologia da USP, pesquisador do Programa de Pós-Graduação no mesmo Depto. Pesquisador do Cenedic-Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania e Vice-Presidente do CERU (Centro de Estudos Rurais e Urbanos).

Downloads

Publicado

2017-03-07