Direitos Sociais e Acompanhamento Terapêutico: problematizações através de desenhos

Autores

  • Daniel Dall'Igna Ecker Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Direitos Sociais, Acompanhamento Terapêutico, Problematização como método, Desenho.

Resumo

Este texto objetiva problematizar a garantia de Direitos Sociais na prática do Acompanhamento Terapêutico (AT). Sob uma perspectiva de inspiração pós-estruturalista, utiliza-se da problematização como método, através do uso de desenhos, como ferramenta de questionamento daquilo que é tomado como naturalizado no cotidiano do AT. O uso de desenhos, como metodologia para deslocar os objetos de análise, materializa na escrita a construção de cinco problematizações: 1) E se os Direitos Sociais fossem presentes? 2) E se os Direitos Sociais fossem coroas? 3) E se os Direitos Sociais fossem armas? 4) E se os Direitos Sociais fossem ilusões? 5) E se os Direitos Sociais fossem arco-íris? Por fim, muito mais levantando questões do que apontando respostas, o exercício dos desenhos surge como possibilidade de fabular sobre o AT e a garantia de direitos: questiona os efeitos das práticas na singularidade dos sujeitos e desestabiliza ações de homogeneização, abrindo espaço para a invenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Dall'Igna Ecker, Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016) com período sanduíche na Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2015). Doutorando em Psicologia Social e Institucional (bolsista CAPES) na UFRGS, realizando período sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018-2019). Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2013) teve experiência como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET/MEC (2006-2010), bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011-2013) trabalhando em atividades de ensino, projetos de pesquisa e de extensão. Filiado à ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2012-2013) trabalhou na Secretaria Administrativa, junto à Direção Nacional, no mesmo período. Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na área das Ciências Humanas, desde 2017. Revisor de Periódicos e Coorientador de alunas(os) de graduação. Tem experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Institucional e Psicologia Clínica, principalmente, nos seguintes temas: Formação em Psicologia, Políticas Públicas, Direitos Sociais, Assistência Social e Educação, Drogas e Redução de Danos, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico, Gestão Autônoma da Medicação (GAM) e dispositivos clínicos na Atenção Psicossocial. Participou da escrita de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, vários destes disponíveis on-line.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-12