Stand up Clown: pontos de contato entre as práticas do stand up comedy e do palhaço

Autores

  • Thiago Henrique Fernandes Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Elvira Wuo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n36_artigo2

Palavras-chave:

Riso, Stand up, clown, comédia, transgressão

Resumo

Esse estudo surge a partir do interesse do autor em relação ao tema comédia, a aliado as experiências em disciplinas no curso de teatro. A proposta do projeto inicial teve como uns dos objetivos o levantamento bibliográfico sobre a história da comédia nas bibliotecas e redes sociais. Contudo, em conversas realizadas na orientação, e participação em vivências no grupo de pesquisa sobre comicidade[1] e também na observação dos palhaços em visitas no hospital, do projeto de extensão “Pediatras do Riso”[2]. A partir da práxis e reflexões teóricas descritas acima observou-se as formas diferenciadas com que as duas linhas de trabalho se apresentam para uma plateia, por esse motivo surgiu o interesse de tentar estudar outras formas de comicidade tais como o stand up. Relacionar o stand up com o palhaço,  agregando um trabalho de campo em convivência com os palhaços e o próprio autor da pesquisa participando como palhaço no hospital. Para tal, dá-se uma breve definição da etimologia da palavra palhaço e um breve resumo da história do stand up. Com isso, foi definido categorias de observação para tentar tecer comparações, tais como: corporal, textual, temática, crítica e a recepção.

Com base no estudado e discutido, considere-se que um dos pontos que mais liga o stand up com o palhaço/clown é a naturalidade/espontaneidade, também o fato de os dois  não terem medo de se colocar como ridículos.. A exposição das fraquezas, do fracassar na vida, que são traços humanos, o homem não é feito só de sucesso, temos o lado fracassado, o imperfeito.  A comédia mostra como o ser humano é imperfeito nos seus comportamentos.


[1] GECA- Grupo de Estudos da Comicidade do Ator.

[2] Projeto do curso de teatro com a Universidade Federal de Uberlândia, no Hospital das Clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Henrique Fernandes Coelho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando no curso de teatro. Anteriormente cursou 3 períodos no curso de geografia. Participa do grupo de pesquisa- Grupo de Estudos da Comicidade do Ator (GECA). Também participante do projeto de extensão Pediatras do Riso.

Ana Elvira Wuo, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia ( 2014) -Doutoranda em Artes da Cena, programa de pós-graduação -Instituto de Artes da UNICAMP( 2013) formação : Graduada em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas-Instituto de Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1993), pesquisadora em técnicas de ator -LUME - UNICAMP (1994-1998), possui mestrado em Estudos do Lazer em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Pedagogia do Movimento-Corporeidade em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós-doutorado em Linguística no IEL - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP (2008- 2011). Tem experiência docente na área de Artes Cênicas com ênfase na formação do ator e em Educação com ênfase em Arte-educação -sócio- cultural na formação do pedagogo, desenvolve projetos de extensão com intermediação á linguagem, aprendizagem de conteúdos e metodologias de artes na rede privada e pública. Ministra cursos para formação do professor artista: jogos e improvisação, técnicas teatrais, técnicas corpóreo expressivas, jogo teatral na formação do pedagogo, dramacontação (narrativa, dramatização por meio de contação de histórias), Congada (cultura popular). Na área de Teatro, atua principalmente nos seguintes temas: clown, mimeses corpórea, espetáculo teatral, direção teatral, técnica de treinamento, processo criativo e elaboração de repertório do ator e demais vivencias artísticas no Brasil e exterior.

Downloads

Publicado

2020-03-08