Duas funções do olhar em Foucault: Panoptismo e Transoptismo

Autores

  • Fábio Luís Santos Teixeira UFPE/ UNIFAVIP
  • Iraquitan de Oliveira Caminha UFPB
  • Avelino Aldo de Lima Neto IFRN

Palavras-chave:

Olhar, Foucault, Panoptismo, Transoptismo,

Resumo

Qual a função do olhar em Foucault? Essa questão norteia este ensaio, que tem por objetivo discutir dois possíveis sentidos do olhar na filosofia de Foucault. Realizamos uma análise das formações discursivas de alguns textos que tratam desta temática seguindo o critério de conveniência estabelecido pelos autores. A análise seguiu de acordo com as orientações dadas pelo próprio Foucault na obra Arqueologia do saber. O corpus de análise foi definido a partir de três obras fundamentais que são O nascimento da clínica, Vigiar e Punir e A Pintura de Manet. O que está em questão é uma historicização do olhar, de seus objetos e de seu discurso. Ele se articula em domínios epistêmicos diversos – medicina, educação, arquitetura, pintura -, fazendo sobrelevar, destes domínios, não verdades eternas, mas determinadas relações epistemológicas. Ao mesmo tempo, associa conjuntos de enunciados a um exercício visual que interroga, ao seu modo, os fatos do saber.

 

Palavras-chave: Olhar. Foucault. Panoptismo. Transoptismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Luís Santos Teixeira, UFPE/ UNIFAVIP

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (2005). É doutor em Educação Física e mestre na linha de pesquisa Estudos socioculturais do movimento humano pela UPE/UFPB. Tem especialização pela Universidade Gama Filho em Reabilitação Cardíaca. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos estudos socioculturais do movimento humano Possui pós-graduação em Docência de Filosofia e Sociologia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF). Na graduação atuou como professor substituto no curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco nas disciplinas Prática de ensino 1 e 2. Atuou como docente no curso de Gestão de Recursos Humanos lecionando as disciplinas Ética e Metodologia Científica. No curso de Educação Física da mesma instituição lecionou História e Filosofia da Educação Física, Sociologia da Educação Física, Estágio de docência e Trabalho de Conclusão de curso. No curso de Fotografia lecionou a disciplina Sociologia Visual. Atuou ainda na pós-graduação lato sensu oferecendo a disciplina Qualidade de Vida nas Organizações. Também atuou na Uninassau (Caruaru) lecionando as disciplinas Biossegurança e Fisiologia da atividades motoras.Atualmente leciona no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - CAV/ UFPE no curso de Educação Física, e na UNIFAP - DeVray em Caruaru.

Iraquitan de Oliveira Caminha, UFPB

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia

Avelino Aldo de Lima Neto, IFRN

Doutor em Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e UFRN (2015), mestre em Filosofia pela UFRN (2011) e licenciado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (2008). Desde 2011 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estesia - Corpo, Fenomenologia e Movimento e do NUECS-DH - Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades Contemporâneas e Direitos Humanos. Interessa-se principalmente por estudos em Filosofia da Educação a partir da filosofia francesa contemporânea, contexto de pensamento no qual são exploradas sobretudo as obras de Merleau-Ponty e de Michel Foucault. Atualmente, desenvolve atividades de pesquisa e extensão que articulam educação e estética. Deste foco, desdobram-se temas como filosofia do corpo, estesiologia, literatura, cinema, imagem, fenomenologia, implicações ético-estético-políticas dos modos de subjetivação contemporâneos.

Downloads

Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos