Multidão e movimentos de resistência em rede: o caso #ContraoAumento em Teresina

Autores

  • Tathiana Senne Chicarino PUC/SP
  • Clarissa Matos Poty

Palavras-chave:

#Contraoaumento, Rede, Multidão, Teresina

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma cartografia do movimento #contraoaumento em Teresina, mobilização que reuniu estudantes universitários e secundaristas contra o aumento da passagem de ônibus na capital do Piauí, no ano de 2011, tanto em sua dinâmica online, quanto offline. Na esteira das reflexões sobre os movimentos de resistência vistos mundo afora, trabalharemos o #contraoaumento tendo como base o conceito de movimento social multitudinário como uma singularidade formada em identidade coletiva e que emerge no paradigma da sociedade em rede. Para compreender esse fenômeno político estruturamos nossa análise nos eixos: Liderança; Internet; Mobilização em Rede. A partir de extenso levantamento empírico constatamos que a singularidade operativa presente na luta contra o encarecimento das passagens em Teresina aponta para um caráter transitório do próprio movimento, combinando traços dos movimentos sociais da era industrial a características dos movimentos multitudinários, horizontalizados e em rede, tal como se estruturam na atualidade, nos proporcionando um importante campo de investigação no plano sincrônico e diacrônico das disputas entre poder e contrapoder.

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Biografia do Autor

Tathiana Senne Chicarino, PUC/SP

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010). Professora de pós-graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP e do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo" da Casper Líbero

Clarissa Matos Poty

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Piauí, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac - SP e em Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

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Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos