Performances funk e escola: com a palavra, estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves UFPR
  • Reinaldo Kovalski de Araújo UFPR

Palavras-chave:

Funk, Escola, Performance, Discurso.

Resumo

O artigo tem como objetivo geral discutir sentidos de funk no contexto escolar a partir enunciados de estudantes do Ensino Médio, participantes do projeto Julieta do Futuro, que se constitui de experimentações cênicas a partir de performances funk de artistas curitibanos. O estudo foi realizado em uma escola pública da região metropolitana de Curitiba e tem como mirante analítico os estudos de Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam para um revozeamento de sentidos para as performances funk na escola, apresentando re-apropriações no/do/sobre o corpo funkeiro, por meio de processos de escolarização que excluem e ressignificam práticas discursivo-performáticas, quando estas adentram a esfera escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, UFPR

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná. É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico e Doutorado (PPGE/UFPR) e Educação: Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional (PPGE:TPEn/UFPR). Atua na área de Práticas Teatrais na Graduação em Produção Cênica (SEPT/TPC/UFPR).

Reinaldo Kovalski de Araújo, UFPR

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/CAPES). Integrante do ELiTe - Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq)

Downloads

Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos