O poeta como crítico: “O poeta sobre a crítica”, de Marina Tsvetáieva, no contexto da literatura russa de emigração e sua imprensa

Autores

  • Paula Costa Vaz de Almeida

Palavras-chave:

Literatura russa de emigração, Literatura russo-soviética, Prosa russa, Poesia russa, Marina Tsvetáieva

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar de maneira breve a chamada literatura russa de emigração, retomando os principais debates em torno da tradição literária russa e de sua relação com a arte pós-Revolução Russa. Para tanto, parte-se do ensaio “O poeta sobre a crítica” (“Поэт о критрке”), de Marina Tsvetáieva, publicado em 1926 na revista Blogonomiérienye. Será abordado, ainda, o círculo político e literário que se formaram em torno da revista Verstas, nos anos de 1920, em Paris. Assim, pretende-se ampliar a visão que se tem da literatura russa do século XX. Geralmente dividida em moderna (até 1917), soviética e pós-soviética, esta literatura, no entanto, não se restringe àquela desenvolvida em solo nacional, mas também a praticada em terras estrangeiras, como se pretende mostrar neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Costa Vaz de Almeida

Doutora em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo, dedica-se ao estudo e à tradução da obra em prosa de Marina Tsvetáieva. Traduz também textos de marxistas russos, como Vladímir Lênin, Leon Trótski e Evguiéni Pachukanis.

Downloads

Publicado

2018-02-22