Já somos modernos? A produção de conteúdo e a modernidade

Ricardo Cortez Lopes, Nádila Albuquerque Luchini

Resumo


este artigo trata de uma nova atividade humana e profissional, que é a produção de conteúdo, que se tornou forte em tempos de forte influência da internet. Acreditamos que a proliferação desse tipo de comunicação aponta para um momento da modernidade: a reflexividade (Giddens) e a inconclusão desse projeto (Latour). Após uma revisão bibliográfica do conceito não formulado de conteúdo, buscamos realizar uma definição exploratória. Concluímos que a  produção de conteúdo se volta para uma herança de inteligência coletiva e busca mediá-la racionalmente para um público-amplo, numa relação que envolve expectativas do lead, da marca, a técnica e o contexto dessa comunicação. Assim, a produção de conteúdo é uma atividade moderna voltada para a purificação do material encontrado na internet, o que abre possibilidades de se pensar a própria natureza da modernidade em si.

Palavras-chave


Produção de Conteúdo; Modernidade

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DOI: https://doi.org/10.23925/v12n36_artigo3

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ISSN 1982-6672

DOI 10.23925/1982-6672