Ocupações secundaristas através do facebook: Governamentalidade e heterotopia

Autores

  • Juliana Cotting Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Gustavo da Silva Freitas
  • Paula Corrêa Henning

Palavras-chave:

Ocupação, Secundaristas, Escola, Governamentalidade, Heterotopia,

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar alguns marcadores de subjetividade dos estudantes envolvidos com o movimento secundarista na cidade de Rio Grande/RS, nos seus modos de se relacionar com a produção de uma outra escola, através de postagens publicadas pelo facebook das ocupações. Para isso, nos utilizamos das noções de subjetivação, governamentalidade, enunciado, saber e poder em Michel Foucault para extrair de três páginas selecionadas algumas linhas de forças atuantes sobre as subjetividades estudantis ocupantes, nas suas relações com a escola. Dividimos os resultados em dois marcadores, nomeados como a Escola que se fez e a Escola que se quis, indicando pistas de uma heterotopia da instituição escolar produzida em meio a utopia de torná-la um outro lugar.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Teixeira, J. C., Freitas, G. da S., & Henning, P. C. (2018). Ocupações secundaristas através do facebook: Governamentalidade e heterotopia. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 11(33), 72–93. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/37160