Jornalistas empreendedores: o segmento progressista brasileiro como nicho de mercado na web

Autores

Palavras-chave:

jornalismo, empreendedor, mercado, web.

Resumo

O artigo analisa o fenômeno “jornalismo empreendedor”, identificando-o a um nicho de mercado dentre outros possíveis. Propõe que empreendedorismo e instâncias progressistas não são incompatíveis e considera que o fenômeno pesquisado deva ser entendido a partir de processos históricos distintos, que relacionam a construção de um ethos profissional nos anos 60/70 (que tem na busca por independência e autonomia elementos centrais) a mudanças no mercado de trabalho que contribuíram para o desequilíbrio entre oferta de mão de obra e demanda por jornalistas. Para corroborar nossa perspectiva, foram realizadas entrevistas com jornalistas atuantes na blogosfera, além da pesquisa por dados para a apresentação do atual panorama do mercado de trabalho em jornalismo. Conclui-se que o perfil empreendedor se relaciona a um ideal de jornalismo, bem como à sobrevivência financeira e profissional como jornalista.

Biografia do Autor

Eleonora de Magalhães Carvalho, UFF

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

de Magalhães Carvalho, E. (2018). Jornalistas empreendedores: o segmento progressista brasileiro como nicho de mercado na web. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 11(32), 110–127. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/37880