Jornalistas empreendedores: o segmento progressista brasileiro como nicho de mercado na web

Autores

Palavras-chave:

jornalismo, empreendedor, mercado, web.

Resumo

O artigo analisa o fenômeno “jornalismo empreendedor”, identificando-o a um nicho de mercado dentre outros possíveis. Propõe que empreendedorismo e instâncias progressistas não são incompatíveis e considera que o fenômeno pesquisado deva ser entendido a partir de processos históricos distintos, que relacionam a construção de um ethos profissional nos anos 60/70 (que tem na busca por independência e autonomia elementos centrais) a mudanças no mercado de trabalho que contribuíram para o desequilíbrio entre oferta de mão de obra e demanda por jornalistas. Para corroborar nossa perspectiva, foram realizadas entrevistas com jornalistas atuantes na blogosfera, além da pesquisa por dados para a apresentação do atual panorama do mercado de trabalho em jornalismo. Conclui-se que o perfil empreendedor se relaciona a um ideal de jornalismo, bem como à sobrevivência financeira e profissional como jornalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eleonora de Magalhães Carvalho, UFF

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-12