Afinidades e estranhamentos pelas estéticas da linguagem: Um estudo de caso no ensino e aprendizagem do alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i37a5

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Didática, Línguas estrangeiras, Estéticas das línguas.

Resumo

Este artigo discute aspectos da estética da língua alemã que direta e indiretamente alimentam o imaginário dos aprendizes, podendo impactar seu processo de aprendizagem e de ensino, tanto por conta de afinidades quanto de estranhamentos produzidos nesse contexto. O objetivo é elucidar o que move a formação das referidas estéticas que, por um lado, aproximam mas, por outro, podem produzir distanciamentos da língua-alvo. A metodologia utilizou registros do pesquisador-participante, informações sobre as percepções dos alunos, relatos das experiências produzidas em sala de aula de língua alemã para iniciantes, formatando um estudo de caso. Os autores abordados, entre outros, foram Silva (2007) e Santos (2002). Os resultados apontam para uma estética de expectativa construída por percepções e um imaginário sobre a língua alemã, afetando processos de ensino e aprendizagem, devendo-se incorporar à reflexão do professor na preparação e condução de sua aula.

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Biografia do Autor

Jaqueline Becker, UNINTER

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias na UNINTER. Especialista em Gestão de RH pela FAE/PR. Especialista em Direito do Trabalho pela UNICURITIBA. Graduada em Psicologia pela UFPR. Atualmente atua como Consultora de RH e professora em disciplinas de RH na modalidade presencial, tutoria, conteudista e EAD. Mais de 20 anos de experiência com Recursos Humanos. Membro do grupo de pesquisas sobre ensino hibrido pela UNINTER.

Marilene Santana dos Santos Garcia, UNINTER

Concluiu bacharelado e licenciatura em Letras: Alemão, Português e Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Fez Mestrado pela UNICAMP, no IEL- Instituto de Estudos da Linguagem, com bolsa de pesquisa na Universidade de Freiburg (Alemanha). Concluiu o Doutorado pela USP em Letras com bolsa de pesquisa DAAD (Serviço alemão de Intercâmbio Acadêmico) na Universidade de Oldenburg e Freiburg – Alemanha. Finalizou Pós-Doutorado pela PUC-SP- TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, cuja pesquisa foi sobre design de aplicativos, mobile-learning e aprendizagem de línguas. É autora dos livros: Mobilidade Tecnológica e Planejamento Didático (2017); Avaliação e Validação de Projetos (2018), ambos pela Editora Senac. Desde 2016 é professora do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias – UNINTER. Ministra disciplinas relacionadas às aprendizagens e metodologia ativas, ensino híbrido e teorias da aprendizagem.

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Publicado

2020-06-21