Saberes sensíveis na saúde mental - Contribuições de Reggio Emília para uma pesquisa a/r/tográfica

Autores

  • André José Rodrigues Junior Faculdade de Suzano - Unisuz

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n35_artigo5

Palavras-chave:

A/r/tografia, Reggio Emília, Transtornos mentais, Experiências estéticas

Resumo

Em 2018, iniciamos uma pesquisa exploratória no Centro de Atenção Psicossocial 3, do município de Suzano, com objetivo de observar o quanto a arte poderia contribuir como forma de expressão para ampliar a interação social de pessoas com transtornos mentais graves. Nosso principal dificuldade na pesquisa foi observar cientificamente aspectos tão subjetivos quanto a experiência estética dos pacientes e as interações sociais que puderam ser intensificadas por essas experiências. Esse artigo trata sobre os caminhos encontrados para pensar uma pesquisa que inclua os aspectos subjetivos da experiência estética e das interações sociais a partir da relação entre a abordagem pedagógica de Reggio Emília e a a/r/tografia como abordagem metodológica. Acreditamos que essa relação pode contribuir para outras pesquisas no campo da arte e da educação, apontando algumas possibilidades da a/r/tografia como uma abordagem híbrida e suas as relações com a pedagogia da escuta, de Reggio Emilia.


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Biografia do Autor

André José Rodrigues Junior, Faculdade de Suzano - Unisuz

Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Educação Musical pela mesma instituição, graduou-se em música pela Universidade Cruzeiro do Sul. Desenvolve pesquisas no campo da arte e da ludicidade, tendo como principais focos as experiências estéticas e a cultura da infância. Atualmente é professo no curso de pedagogia da Faculdade de Suzano - Unisuz, além de trabalhar com formação de professores em redes públicas e instituições privadas.

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Publicado

2019-10-14