Luz, Sombras e Cores: Uma leitura barroca do filme “Os Inconfidentes”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i37a3

Palavras-chave:

Arte, Barroco, Cinema

Resumo

O artigo a seguir busca fazer um diálogo entre elementos da estética barroca e o filme de Joaquim Pedro de Andrade, Os Inconfidentes. Para tanto, primeiramente apresentamos ao leitor as características do movimento barroco, depois discorremos sobre o filme de Andrade e então começamos nossas análises a partir de – principalmente – três eixos: luzes e sombras, cores e figurinos. Estes três vetores presentes no filme são analisados à luz do movimento Barroco, e são discutidas as aproximações e distanciamentos do movimento em questão. Em nossas conclusões destacamos a presença do barroco no filme e apontamos como pode-se fazer correlações entre duas obras distantes no tempo e no espaço, mas que se comunicam por meio de elementos estéticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Otávio dos Santos, Programa de pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias

Professor Titular do Programa de pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacaionl - UNINTER

Neuza de Fátima da Fonseca, Instituto Federal do Paraná

Professora titula do curso de Artes do Instituto Federal do Paraná

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

Santos, R. O. dos, & Fonseca, N. de F. da. (2020). Luz, Sombras e Cores: Uma leitura barroca do filme “Os Inconfidentes”. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 13(37), 46–67. https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i37a3