O neopolítico distópico: processos sociodigitais e a escalada conservadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n35_artigo4

Palavras-chave:

Virtual, Redes digitais, Política, Democracia, Movimentos sociais

Resumo

Nos anos mais recentes, houve um deslocamento do debate político, outrora circunscrito aos grandes veículos midiáticos e às ações praticadas corpo a corpo, para o ambiente das redes digitais. Com isso, constitui-se um novo cenário para esse tipo de discussão, o qual, embora tenha sido assimilado inicialmente com otimismo, desembocou para a organização maciça de iniciativas repressoras. O presente estudo visa abordar os aspectos conceituais estruturantes desses movimentos, bem como analisar de que maneira tais fenômenos atingem em cheio a cena pública brasileira, marcada por um forte predomínio comunicacional das frentes conservadoras, que, amparadas por uma base virtual falsamente democrática, promoveram a ascensão da extrema direita a patamares antes improváveis pelas vias eletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victor Leandro Silva, UEA - Universidade do Estado do Amazonas

licenciado em Filosofia pela UFAM. Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas

Mauricio Nascimento Braga, UEA- Universidade do Estado do Amazonas

Licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Grupo Sdiscon- Linha Semiótica, pós-modernidade e crítica da cultura.

Downloads

Publicado

2019-10-14