Um governo sob investigação: uma análise do enquadramento noticioso do JN sobre as votações na Câmara dos Deputados das denúncias contra o presidente Michel Temer (MDB)

Autores

  • Mariane Motta Campos Universidade Paulista - UNIP
  • Vinicius Borges Gomes Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i37a9

Palavras-chave:

Comunicação Política, Governo Temer, Enquadramento, Jornal Nacional.

Resumo

O artigo traz um estudo do enquadramento noticioso dado pelo Jornal Nacional (JN) às votações que ocorreram na Câmara dos Deputados a respeito das duas denúncias emcanhadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer (MDB), acusado de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça. As votações foram no dia 02 de agosto e 24 de outubro de 2017, em que Temer obteve maioria para vetar investigações emquanto estiver na Presidência.  A base teórica tem dois eixos temáticos: a centralidade da mídia (Rodrigues, 1990; Gomes, 2004; Miguel, 2003), a posição hegemônica da TV (Willians, 2017; Britos, 1999) e o debate sobre enquadramento noticioso.  O corpus de análise compreende 4 edições do JN,, num total de 13 reportagens, mesclando análise de conteúdo (Bardin, 2011) e análise de enquadramento (Porto, 2001; Goffman, 1986; Motta, 2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariane Motta Campos, Universidade Paulista - UNIP

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando na linha de pesquisa de Comunicação e Poder. É graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

Vinicius Borges Gomes, Universidade Paulista - UNIP

Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2020-06-21