A Etnografia Digital e os Fundamentos da Antropologia para Estudos Qualitativos em Mídias Online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/v12n35_artigo3

Palavras-chave:

Metodologia para pesquisa em mídias digitais

Resumo

O presente artigo reflete sobre o processo histórico-epistemológico, para análises em interações sociais mediadas pelas tecnologias de comunicação online. Pelas referências de diferentes olhares teóricos, irá refletir os movimentos exigidos pelas metodologias aos estudos sobre as novas plataformas de interações sociais/digitais e a demanda multidimensional de significados que emergem daí. A considerar o crescente uso das ferramentas etnográficas nas esferas digitais, o paper tem como objetivo, a reflexão sobre os recentes paradigmas metodológicos, oriundos dos desdobramentos da Antropologia e dos trabalhos investigativos das mídias digitais como campo, fonte, objeto e instrumentos de pesquisa. 

Biografia do Autor

Claudia Pereira Ferraz, Pontifícia universidade Católica de Sao Paulo

Graduada em Ciências Sociais. Mestre em Antropologia pela PUC-SP.  Doutoranda em Ciências Sociais no Programa da Pós Graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP. Bolsista CNPQ. Membro do Grupo de Estudos inscrito no CNPQ: Juvenália (Sobre Políticas, Juventude e Consumo) do Programa de Pós Graduação da Faculdade ESPM.

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Publicado

2019-10-14