Vegetarianismo E Identidade: A Construção De Uma Neotribo

Autores

  • Arthur Franco Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Mirna Tonus

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p167-185

Palavras-chave:

vegetarianismo, identidade social, neotribo

Resumo

Partindo da perspectiva da alimentação como um fenômeno biocultural, este estudo busca analisar a possível formação de uma neotribo em grupos de vegetarianos na rede social Facebook. Sob a ótica de um referencial teórico sobre comunidades, identidade e alimentação, realizamos uma pesquisa quali-quantitativa através da aplicação de questionários em grupos sobre vegetarianismo no Facebook, analisando as percepções dos indivíduos sobre seus agrupamentos virtuais. Adotando principalmente as definições de Michel Maffesoli sobre neotribalismo, entendemos que os comportamentos das comunidades no ciberespaço e o vínculo identitário entre sujeitos que compartilham as mesmas práticas alimentares refletem a criação de neotribos, permeadas pela efemeridade e pela fluidez de seus membros.

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Biografia do Autor

Arthur Franco Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES.

Mirna Tonus

Doutora em Multimeios, mestre em Educação e jornalista. Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

2021-06-06