Leitura crítica da mídia pelas crianças: políticas públicas brasileiras e europeias
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p91-109Palavras-chave:
Educação, Literacia, Educomunicação, Mídia-educação, MídiaResumo
Este artigo é parte de um projeto de investigação que estuda os mecanismos de mediação, entre os desenhos animados e as crianças, por meio de pesquisa de campo com diversos atores na relação mídia e infância. Apresenta-se, aqui, o recorte de observação que analisa os desafios de uma educação midiática que instrumentalize a criança e o jovem criticamente a lidar com a mídia contemporânea e os temas que surgem a partir da relevância do consumo de conteúdo online (fake news, bullying online, sexting, consumismo, dentre outros). Discute-se as políticas públicas que lidam com o tema comparando o âmbito brasileiro e o europeu. O foco principal desta etapa refere-se à relação desigual entre o ensino técnico-operacional e o ensino crítico da mídia, assim como os pontos positivos e negativos da pluralidade de conceitos e práticas relacionadas ao tema (Literacia Midiática, Mídia-educação, Educomunicação, Educação para os Media, dentre outras).
Downloads
Metrics
Referências
ABPEDUCOM. ABPEducom (Conceito), 2020. Disponível em: < http://www.abpeducom.org.br/educom/conceito/ >. Acesso em 28 de janeiro de 2020.
BELLONI, Maria Luiza; GOMES, Nilza Godoy. Infância, mídia e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. In: O uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Campinas: CEDES, 2008, p. 717-746.
BURN, Andre; REID, Mark. Screening Literacy: reflecting on models of film education in Europe, 2012. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/293223992_Screening_Literacy_Reflecting_on_Models_of_Film_Education_in_Europe >. Acesso em 28 de janeiro de 2020.
BUCKINGHAM, David. Beyond technology: rethinking learning in the age of digital culture, 2007. Disponível em: < https://ddbuckingham.files.wordpress.com/2015/04/beyond-technology.pdf >. Acesso em 28 de janeiro de 2020.
BRITES, Maria José; JORGE, Ana; SANTOS, Sílvio Correia. RadioActive: um projeto europeu de rádio online. In: ELEÁ, Llana (Ed.). Agentes e vozes: um panorama da Mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media (NORDICOM), 2014, p. 181-186.
COSTA, Elisangela Rodrigues. Educomunicação e políticas: estudo comparativo de educação midiática nas redes municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. 2018. 274 f.. Tese (Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CUNHA, Raquel Pacheco Mello. Cinema e educação: estudos de caso no Brasil e em Portugal. 2015. 310 f.. Tese (Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
DUERAGER, Andrea; LIVINGSTONE, Sonia. How can parents support children’s internet safety? Londres: EU Kids Online, 2012.
EAO. Mapping of media literacy practices and actions in EU-28. Strasbourg: European Audiovisual Observatory, 2016.
FANTIN, Monica. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In: ELEÁ, Llana (Ed.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media (NORDICOM), 2014, p. 51-59.
HASEBRINK, Uwe; LIVINGSTONE, Sonia; HADDON, Leslie. Comparing children's online opportunities and risks across Europe: cross-national comparisons for EU Kids Online. Londres: EU Kids Online, 2008.
LIVINGSTONE, Sonia; ÓLAFSSON, Kjartan; HELSPER, Ellen J.; LUPIÁÑEZ-VILLANUEVA, Francisco; VELTRI, Giuseppe A.; FOLKVORD, Frans. Maximizing opportunities and minimizing risks for children oline: the role of digital skills in emerging strategies of parental mediation. In: WAISBOARD, Silvio (Ed.). Journal of Communication 67. EUA: International Communication Association, 2017, p. 82-105.
LIVINGSTONE, Sonia; PAPAIOANNOU, Tao; PÉREZ, María del Mar Grandío; WIJNEN, Christine W.. Critical insights in European media literacy research and policy. In: CAR, Viktorija (Ed.). Media Studies. vol. 3. nº 6. Zagreb: Faculty of Political Science, 2012, p. 2-12.
MAREUSE, Marcia Aparecida Giuzi. A representação infantil da violência na mídia: uma perspectiva para repensar a educação. 2007. 329 f.. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Departamento de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
PEREIRA, Sara; PINTO, Manuel; MADUREIRA, Eduardo Jorge; POMBO, Teresa; GUEDES, Madalena Guedes. Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2014.
RIDEOUT, Victoria. Children, teens, and entertainment media: the view from the classroom. EUA: Common Sense Media, 2012.
SOARES, Ismar de Oliveira. A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico. Comunicação e Educação, São Paulo ECA/USP (Online), v. 21, n. 1, 2016, p.13-25.
SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017.
SOUZA, María Dolores. Consumo televisivo infantojuvenil multitela. In: MACEDO, Alessandra Xavier Nunes; PIRES, David Ulisses Brasil Simões; ANJOS, Fernanda Alves dos. (Org.). Classificação Indicativa e novas mídias. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Justiça, 2014, p. 111-123.