Leitura crítica da mídia pelas crianças: políticas públicas brasileiras e europeias

Autores

  • Pedro Faria Sarmento PUC-Rio (Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro) - Professor Palestrante https://orcid.org/0000-0002-4003-426X
  • Nilton Gonçalves Gamba Junior Coordenador do DHIS - Laboratório de Design de Histórias do Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p91-109

Palavras-chave:

Educação, Literacia, Educomunicação, Mídia-educação, Mídia

Resumo

Este artigo é parte de um projeto de investigação que estuda os mecanismos de mediação, entre os desenhos animados e as crianças, por meio de pesquisa de campo com diversos atores na relação mídia e infância. Apresenta-se, aqui, o recorte de observação que analisa os desafios de uma educação midiática que instrumentalize a criança e o jovem criticamente a lidar com a mídia contemporânea e os temas que surgem a partir da relevância do consumo de conteúdo online (fake news, bullying online, sexting, consumismo, dentre outros). Discute-se as políticas públicas que lidam com o tema comparando o âmbito brasileiro e o europeu. O foco principal desta etapa refere-se à relação desigual entre o ensino técnico-operacional e o ensino crítico da mídia, assim como os pontos positivos e negativos da pluralidade de conceitos e práticas relacionadas ao tema (Literacia Midiática, Mídia-educação, Educomunicação, Educação para os Media, dentre outras).

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Biografia do Autor

Pedro Faria Sarmento, PUC-Rio (Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro) - Professor Palestrante

Pedro F. Sarmento é doutor em Design pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) com foco nas áreas de Mídia-Educação e Literacia Midiática. Ele ensina Motion Design, Animação Digital Cut-Out, Edição de Vídeo e Ilustração Digital (PUC-Rio e Infnet). Pedro é membro do DHIS (Laboratório de Design de Histórias) e desenvolve projetos relacionados a animação, motion graphics, ilustração e comunicação visual. Ele também escreve e ilustra livros infantis. Como seus principais trabalhos, podemos citar os livros Ubuntu, eu sou por que nós somos (livro utilizado como recurso pedagógico em várias escolas brasileiras); Mandioca, a história do parecido diferente e Mar das Deslembranças, histórias do Mestre Ambrósio. PORTFOLIO: pedrofsarmento.com

Nilton Gonçalves Gamba Junior, Coordenador do DHIS - Laboratório de Design de Histórias do Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

Coordenador do DHIS - Laboratório de Design de Histórias do Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, Design e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, mídia, pós-modernidade, tecnologias, artes performativas.

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Publicado

2021-06-06