Praça Roosevelt e a Posse Sindicato Negro: A Apropriação dos Espaços Públicos e o Debate Racial em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i39p63-84

Palavras-chave:

Sindicato Negro, Rap Paulistano, Praça Roosevelt, Espaço Público, Revista Pode Crê!

Resumo

O artigo tem como objetivo central resgatar, analisar e compreender a atuação do Sindicato Negro, considerada a primeira posse do rap brasileiro surgida em 1988, na Praça Roosevelt na região central da cidade de São Paulo. Reunidos em coletivos chamados posses, os rappers paulistanos passaram a exercer suas identidades em lugares externos, levando para o espaço público uma prática de construção de identidade que apenas era tolerada em locais fechados e privados. O trabalho é estruturado a partir da análise de documentos tanto institucionais quanto os produzidos pelos atores envolvidos no fenômeno investigado, entrevistas semiestruturadas, revisão bibliográfica e pesquisa de campo ancorada numa abordagem etnográfica. Acreditamos que o ato de registrar e analisar a experiência do rap paulistano possibilita trazer à tona práticas sociais ignoradas pela cultura hegemônica. De tal modo, coloca-se uma problemática: a da invisibilidade de atores sociais da experiência do rap paulistano e a urgência do registro textual de tais experiências que revelam pontos de resistência ao status quo e ao silenciamento dos grupos que atuam à margem do poder constituído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Faculdade de Educação da UFJF e do Programa de Humanidades, Direitos e outras Legitimidades FFLCH/USP

Referências

ALVES, César. Pergunte a quem conhece: Thaíde. São Paulo: Labortexto Editorial, 2004.

DOMENIC, M, CASSEANO, P e ROCHA, J. (org) Hip Hop: a periferia grita. São Paulo:

Fundação Perseu Abramo, 2001.

FELIX. João Batista de Jesus. Hip Hop: Cultura e Política no Contexto Paulistano. Tese de Doutorado USP: 2005.

GUASCO, Pedro Paulo Marques. Num país chamado periferia: identidade e representação da realidade entre os rappers de São Paulo. Dissertação de mestrado em antropologia social. FFLCH-USP, 2000.

LEAL, Sergio José de Machado. Acorda hip hop!: Despertando um movimento em transformação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.

MACEDO, Márcio. Periferia é Periferia em qualquer lugar: de categoria espacial/analítica à categoria identitária /êmica no movimento hip hop paulistano dos anos 1980 a 2000. III Seminário da pesquisa da fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), 2014.

PLÁCIDO, Ricardo do Ó. Territórios negros: cartografias e etnicidades na experiência do Rap paulistano (1970-1990). 2019. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/D.8.2019.tde-02122019-152750. Acesso em: 2020-03-26.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. Edusp. São Paulo, 2007.

SILVA, José Carlos Gomes Da. Arte e educação: experiência do movimento Hip Hop paulistano. In: ANDRADE, Elaine Nunes de (org). Rap e educação, rap é educação. São Paulo: Summus, 1999.

SILVA, Ruberval Marcelo de Oliveira; MOTA, Fábio. Hip Hop Cultura de Rua Eixo 1. São Paulo: HHB Studio, 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-03