Como dois estudantes de 22 anos puseram de pé o Sleeping Giants Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p6-27Palavras-chave:
Sleeping Giants, entrevista estudantes,Resumo
Ainda no início da preparação de seu TCC sobre fake news e discurso de ódio, o estudante de Direito Leonardo de Carvalho Leal, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), leu na noite de 17 de maio do ano passado reportagem no El País Brasil sobre como o Sleeping Giants estava levando à falência vários sites de extrema-direita nos Estados Unidos, entre eles o Breitbart News de Steve Bannon.
Eufórico com a descoberta, passou a madrugada pesquisando. De manhã, ele e sua namorada Mayara Stelle, também estudante de Direito da mesma faculdade de Ponta Grossa, ambos com 22 anos, já estavam com o Sleeping Giants Brasil no ar, com milhares de seguidores e forçando empresas a retirarem patrocínio de sites de extrema-direita que se financiam veiculando fake news e pregando o ódio.
Nessa entrevista à Aurora, Leonardo e Mayara contam como tudo começou; a estratégia de convencimento das empresas e de desmonetização da indústria desinformativa; o rápido sucesso do movimento; as perseguições e ameaças que sofrem ainda hoje.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.