Como dois estudantes de 22 anos puseram de pé o Sleeping Giants Brasil

Autores

  • Tathiana Senne Chicarino PUC-SP
  • Carlos Raíces PUC-SP
  • Rosemary Segurado PUC-SP
  • Cláudia Ferraz PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i40p6-27

Palavras-chave:

Sleeping Giants, entrevista estudantes,

Resumo

Ainda no início da preparação de seu TCC sobre fake news e discurso de ódio, o estudante de Direito Leonardo de Carvalho Leal, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), leu na noite de 17 de maio do ano passado reportagem no El País Brasil sobre como o Sleeping Giants estava levando à falência vários sites de extrema-direita nos Estados Unidos, entre eles o Breitbart News de Steve Bannon.

 

Eufórico com a descoberta, passou a madrugada pesquisando. De manhã, ele e sua namorada Mayara Stelle, também estudante de Direito da mesma faculdade de Ponta Grossa, ambos com 22 anos, já estavam com o Sleeping Giants Brasil no ar, com milhares de seguidores e forçando empresas a retirarem patrocínio de sites de extrema-direita que se financiam veiculando fake news e pregando o ódio.

 

Nessa entrevista à Aurora, Leonardo e Mayara contam como tudo começou; a estratégia de convencimento das empresas e de desmonetização da indústria desinformativa; o rápido sucesso do movimento; as perseguições e ameaças que sofrem ainda hoje.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tathiana Senne Chicarino, PUC-SP

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professora de pós-graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP e do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo" da Casper Líbero

Carlos Raíces, PUC-SP

Jornalista. Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pesquisador do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP.

Rosemary Segurado, PUC-SP

Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Pesquisadora do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP e do Observatório das Metrópoles. Editora da Aurora, revista de arte, mídia e Política da PUC-SP.

Cláudia Ferraz, PUC-SP

Cientista Social. Mestrado e doutorado pela PUC-SP. Pesquisadora do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP e do Juvenália (questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na Comunicação e no consumo) da ESPM.

Downloads

Publicado

2021-06-06