Neoliberalismo por Christian Laval

entrevista à Revista Aurora

Autores

  • Fabricio Augusto Antonio Amorim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) https://orcid.org/0000-0001-9507-4720
  • Tathiana Chicarino PUC-SP ; FESPSP
  • Rosemary Segurado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2021v14i41p5-32

Palavras-chave:

Christian Laval, Neoliberalismo, Governamentalidade, Foucault, Bourdieu, Comum, Guerra Civil, Meritocracia, Empresário de si mesmo, Capital humano

Resumo

Nesta entrevista à Aurora, o neoliberalismo esteve no centro da conversa. Seria o momento histórico do fim ou enfraquecimento do neoliberalismo? Laval fala sobre o pensamento de Foucault e Bourdieu acerca do neoliberalismo, expondo com esses intelectuais são importantes para refletir o tema. Também problematiza como o neoliberalismo permeia as religiões no Ocidente, a relação de líderes de extrema direita com o neoliberalismo, assim como suas percepções sobre o papel do Estado diante da pandemia de Covid-19. 

Para Laval, a angústia pela pandemia de Covid-19 não gerou conscientização dos sujeitos por uma mudança radical no modelo neoliberal e no capitalismo destrutivo. Existe um longo caminho para a transformação das subjetividades. Um longo tempo de crise ainda deve atravessar os imaginários por décadas. Uma das práticas de mudança envolve mais democracia nas instituições de conhecimento para criar novas subjetividades, além de construir o comum, isto é, “regime de práticas, de lutas, de experiências, de instituições e de pesquisas que visam passar para um depois do capitalismo, inscrevendo esse depois no presente”. Uma democracia real depende desse ‘depois’ do capitalismo e da superação do modelo neoliberal. Christian Laval aponta para esse “depois” e a um maior princípio de responsabilidade para a preservação do planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabricio Augusto Antonio Amorim, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Jornalista. Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP. Especialista em Ciência Política pela FESPSP. Pesquisador do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP. Editor assistente da Aurora, revista de arte, mídia e política). 

Tathiana Chicarino, PUC-SP ; FESPSP

Cientista Política. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP Professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pesquisadora do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo" da Cásper Líbero. Editora da Aurora, revista de arte, mídia e Política da PUC-SP.

Rosemary Segurado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Pesquisadora do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP e do Observatório das Metrópoles. Editora da Aurora, revista de arte, mídia e Política da PUC-SP. 

Downloads

Publicado

2021-11-29