Representações meméticas de "nós e eles": humor e discurso de ódio em chats do Telegram
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2024v17i49p136-173Palavras-chave:
Humor, Racismo, Discurso de Ódio, Memes, TelegramResumo
O objetivo deste estudo é analisar as narrativas e representações nos discursos de ódio presentes em 17 chats (grupos) brasileiros do Telegram, por meio da observação e análise de imagens e memes compartilhados nesses espaços virtuais que tendem a utilizar o humor para normalizar ou naturalizar determinadas formas de violências, para isso foi utilizado uma combinação de técnicas computacionais e abordagens sócio-antropológicas. Além disso, pretende-se investigar como esses grupos constroem a ideia de “nós x eles” ou do “outro” nessas interações online. Examinamos o Telegram como um ambiente propenso à violência online, destacando sua história de uso por grupos extremistas e a facilidade de disseminação de conteúdos violentos devido às suas políticas de moderação menos restritivas. A metodologia adotada envolve a análise do ecossistema multiplataforma de desinformação e radicalização, utilizando a vigilância como método. A seleção dos chats foi realizada por meio da modelagem da tipologia dos grupos. Os resultados revelam a presença predominante de discursos sexistas, misóginos, racistas e antissemitas, refletindo a construção de uma imagem do “bem” e do “mal” no ambiente virtual e de como a disseminação de imagens e memes pode contribuir para a perpetuação de preconceitos e discriminações nesses ambientes. O artigo destaca a importância do Telegram como um espaço propício à violência online e ressalta a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre o papel da Internet na radicalização e no extremismo contemporâneos e fornece insights para uma reflexão mais ampla sobre a importância da conscientização e combate ao discurso de ódio nas redes sociais.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.