Neoliberalismo e a produção da subjetividade fascista
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2025v17i51p63-81Palavras-chave:
Autoritarismo. Personalidade Fascista. Nazifascismo. Neoliberalismo.Resumo
O objetivo do presente artigo é refletir sobre os pressupostos sociais objetivos que produzem a personalidade fascista. Os estudos de Theodor Adorno sobre a personalidade autoritária mostraram que é a partir do enfraquecimento do eu que surgem as tendências fascistas na sociedade. A partir desse ponto de vista, procura-se mostrar que o neoliberalismo, enquanto sistema político e econômico, enfraquece os indivíduos formando o caráter autoritário. Com isso, mobiliza processos psicológicos e afetivos, orientando-os para fins políticos e econômicos.
Referências
ADORNO, Theodor W. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Unesp, 2019.
ADORNO, Theodor W. Teoria Freudiana e o padrão da propaganda fascista. In: ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Unesp, 2015a, p.153-189.
ADORNO, Theodor W. Sobre a relação entre sociologia e psicologia. In: ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Unesp, 2015b, p.71-135.
ADORNO, Theodor W. Minima Moralia: reflexões da vida lesada. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
ADORNO, Theodor W. Teoria da Semicultura. Revista Primeira Versão. Ano IV, n. 191, maio/agosto, p. 1-20, 2005.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BATISTA, Maria. A formação do indivíduo no capitalismo tardio: um estudo sobre a juventude contemporânea, São Paulo. Tese (Doutorado –Psicologia Social), PUC-SP, 2008.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A democracia não está morrendo: foi o neoliberalismo que fracassou. Lua Nova, São Paulo, nº 111, p. 51-79, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-051079/111
BUENO, Sinésio Ferraz. Da dialética do esclarecimento à dialética da educação. Revista Educação: Adorno pensa a Educação, ano 2, n. 10, 2009, p. 36-45.
CARONE, Iray. A Personalidade Autoritária: estudos Frankfurtianos sobre o Fascismo. In: Revista Sociologia em Rede, vol. 2, nº. 2, 2012, p. 14-21. https://redelp.net/index.php/rsr/article/view/1045/993
COSTA, Virginia H. Ferreira. Apresentação a edição brasileira. In: ADORNO, Theodor W. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Unesp, 2019.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boi Tempo, 2016.
DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
GURSKI, Rose; PERRONE, Claudia Maria. O Jovem ‘Sem Qualidades’ e o Desejo de Fascismo: enlaces entre psicanálise, educação e política. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 1, 2021, p. 2-19. https://doi.org/10.1590/2175-6236109161
HAN, Byung-Chul Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002.
IANNI, Octávio. Neoliberalismo e nazifascismo. Crítica Marxista, São Paulo, nº7, 1998, p. 112-121.
KEHL; Maria Rita. Televisão e violência do imaginário. In: BUCCI, Eugênio (org.). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
LEAL, Barktalaia de Lis Andrade. Língua e fascismo: configurações do olhar barthesiano. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, v.65, 2021, p. 1-14.
MARCUSE, Herbert. Algumas Implicações Sociais da Tecnologia Moderna. In: Tecnologia, Guerra e Fascismo, São Paulo: Editora Unesp, 1999, p.71-104.
SAFATLE, Vladimir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Christian Dunker (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte, Autêntica, 2020.
SCHLESENER, Anita. Educação repressiva e educação emancipadora: notas acerca da personalidade autoritária e seus desdobramentos na educação. Revista Katálises, Florianópolis, v.24, n. 2, 2021, p. 417-426.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








