"Cadê o código-fonte?"

a urna eletrônica no centro da campanha de desinformação na eleição presidencial brasileira de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2025v17i51p6-33

Palavras-chave:

Desinformação, Eleições, Urna eletrônica

Resumo

A disputa presidencial brasileira de 2022 deflagrou-se em um contexto caracterizado por uma intensa campanha de desinformação, empreendida sobretudo em sites de redes sociais. Buscou-se identificar a frequência temática da desinformação, cujo corpus de análise consistiu em 1.872 publicações coletadas em 9 portais de checagem de fatos de grande relevância no Brasil. O método utilizado foi a Análise de Conteúdo integrada. A análise das frequências temáticas da desinformação nas eleições brasileiras de 2022 demonstra que a fraude eleitoral, que figurou como o tema de maior proeminência nos sites de checagem de fatos, buscava favorecer o candidato Jair Bolsonaro e consolidar a ideia de que sua desvantagem naquele ano, apontada pelas pesquisas de intenção de voto, era fruto de manipulação do processo eleitoral pelo PT e aliados do Poder Judiciário, idealizadores de um esquema para alterar o resultado da urna eletrônica.

Biografia do Autor

Isabella Vicari, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

 

Currículo Lattes -  http://lattes.cnpq.br/1941110653491980 

Sylvia Iasulaitis, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Honorary Research Fellow da Liverpool Hope University.

Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/4226275371443693

Referências

ALLCOTT, Hunt and GENTZKOW, Matthew (2017), Social Media and Fake News in the 2016 Election. The Journal of Economic Perspectives. Vol. 31, Nº 2, pp. 211-235. Available at <https://www.jstor.org/stable/44235006>. Accessed on July 30, 2023.

ANDRADE, Fernanda Soares (2022), Tudo o que você sempre quis saber sobre a Urna Eletrônica Brasileira. São José dos Campos: SindCT. 352 pp..

BENNETT, W. Lance and LIVINGSTON, Steven (2018), The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication. Vol. 33, Nº 2, pp. 122-139. Available at <https://doi.org/10.1257/jep.31.2.211>. Accessed on July 30, 2023.

CHADWICK, Andrew and VACCARI, Cristian (2018), News sharing on UK Social Media: Misinformation, Disinformation and Correction. Loughborough: Online Civic Culture Centre, Loughborough University. 30 pp..

CHADWICK, Andrew; VACCARI, Cristian, and O'LOUGHLIN, Ben (2018), Do tabloids poison the well of social media? Explaining democratically dysfunctional news sharing. news media & society. Vol. 20, Nº 11, pp. 4255-4274. Available at <https://doi.org/10.1177/14614448187696>. Accessed on September 20, 2023.

COHEN, Jacob (1960), A coefficient of agreement for nominal scales. Educational and Psychological Measurement. Vol. 20, Nº 1, pp. 37-46, 1960.

CILLIZZA, Chris. Donald Trump just claimed he invented 'fake news'. CNN [online], 26, October 2017. Politics. Available at <https://edition.cnn.com/2017/10/08/politics/trump-huckabee-fake/index.html>. Accessed on July 31, 2023.

DRAGU, Tiberiu and FAN, Xiaochen (2016), An agenda-setting theory of electoral competition. The Journal of Politics. Vol. 4, Nº 78, pp. 1170-1183. Available at <https://doi.org/10.1086/686310>. Accessed on July 31, 2023.

FRANCIA, Peter L. (2018), Free Media and Twitter in the 2016 Presidential Election: The Unconventional Campaign of Donald Trump. Social Science Computer Review. Vol. 36, Nº 4, pp. 440-455. Available at <https://doi.org/10.1177/0894439317730302>. Accessed on August 03, 2023.

FUKS, Mario; RIBEIRO, Ednaldo, and BORBA, Julian (2021), From Antipetismo to Generalized Antipartisanship: The Impact of Rejection of Political Parties on the 2018 Vote for Bolsonaro. Brazilian Political Science Review. Vol. 15, Nº 1, pp. 2-28. Available at <https://doi.org/10.1590/1981-3821202100010003>. Accessed on July 12, 2023.

LANDIS, J. Richard and KOCH, Gary G. (1977), The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data. Biometrics. Vol. 33, Nº 1, pp. 159-174.

MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriela, and PAULA, Julia E. de (2022), Análise de Conteúdo. In: Métodos de pesquisa em comunicação política. Edited by MAIA, Rousiley C. M.. Salvador: Edufba. pp. 39-79.

MAIA, Rousiley C. M.; SANTA INÊS, Leonardo; MIOLA, Edna, and MARQUES, Guilherme (2022), Análise de Conteúdo integrada. In: Métodos de pesquisa em comunicação política. Edited by MAIA, Rousiley C. M.. Salvador: Edufba. pp. 81-108.

RENNÓ, Lucio (2022), Bolsonarismo e as eleições de 2022. Estudos Avançados. Vol. 36, Nº 106, pp. 147-163. Available at <https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36106.009>. Accessed on July 12, 2023.

SANTANA, Eliara (2023), Ecossistema de desinformação se consolidou com o bolsonarismo. In: Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil. Edited by AVITZER, Leonardo; SANTANA, Eliara, and BRAGATTO, Rachel Callai. Belo Horizonte: Autêntica. pp. 98-107.

SOARES, Ingrid. Sem provas, Bolsonaro diz que Aécio Neves derrotou Dilma Rousseff em 2014. Correio Braziliense [online], 07, Julho 2021. Política. Available at <https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/07/4936135-sem-provas-bolsonaro-diz-que-aecio-neves-derrotou-dilma-rousseff-em-2014.html>. Accessed on August 01, 2023.

SILVEIRA, Sergio Amadeu da (2020), A desinformação é uma indústria. In: Desinformação: crise política e saídas democráticas para as fake news. Edited by MARTINS, Helena. São Paulo: Veneta. pp. 1-4.

VARGO, Cris J; GUO, Lei, and AMAZEEN, Michelle A. (2017), The agenda-setting power of fake news: A big data analysis of the online media landscape from 2014 to 2016. New Media & Society. Vol. 20, Nº 5, pp. 2028-2049. Available at <https://doi.org/10.1177/1461444817712086>. Accessed on August 01, 2023.

WARDLE, Claire and DERAKHSHAN, Hossein (2017), Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe. 107 pp..

Downloads

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Vicari, I., & Iasulaitis, S. (2025). "Cadê o código-fonte?": a urna eletrônica no centro da campanha de desinformação na eleição presidencial brasileira de 2022. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 17(51), 6–33. https://doi.org/10.23925/1982-6672.2025v17i51p6-33