"Cadê o código-fonte?"
a urna eletrônica no centro da campanha de desinformação na eleição presidencial brasileira de 2022
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2025v17i51p6-33Palavras-chave:
Desinformação, Eleições, Urna eletrônicaResumo
A disputa presidencial brasileira de 2022 deflagrou-se em um contexto caracterizado por uma intensa campanha de desinformação, empreendida sobretudo em sites de redes sociais. Buscou-se identificar a frequência temática da desinformação, cujo corpus de análise consistiu em 1.872 publicações coletadas em 9 portais de checagem de fatos de grande relevância no Brasil. O método utilizado foi a Análise de Conteúdo integrada. A análise das frequências temáticas da desinformação nas eleições brasileiras de 2022 demonstra que a fraude eleitoral, que figurou como o tema de maior proeminência nos sites de checagem de fatos, buscava favorecer o candidato Jair Bolsonaro e consolidar a ideia de que sua desvantagem naquele ano, apontada pelas pesquisas de intenção de voto, era fruto de manipulação do processo eleitoral pelo PT e aliados do Poder Judiciário, idealizadores de um esquema para alterar o resultado da urna eletrônica.
Referências
ALLCOTT, Hunt and GENTZKOW, Matthew (2017), Social Media and Fake News in the 2016 Election. The Journal of Economic Perspectives. Vol. 31, Nº 2, pp. 211-235. Available at <https://www.jstor.org/stable/44235006>. Accessed on July 30, 2023.
ANDRADE, Fernanda Soares (2022), Tudo o que você sempre quis saber sobre a Urna Eletrônica Brasileira. São José dos Campos: SindCT. 352 pp..
BENNETT, W. Lance and LIVINGSTON, Steven (2018), The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication. Vol. 33, Nº 2, pp. 122-139. Available at <https://doi.org/10.1257/jep.31.2.211>. Accessed on July 30, 2023.
CHADWICK, Andrew and VACCARI, Cristian (2018), News sharing on UK Social Media: Misinformation, Disinformation and Correction. Loughborough: Online Civic Culture Centre, Loughborough University. 30 pp..
CHADWICK, Andrew; VACCARI, Cristian, and O'LOUGHLIN, Ben (2018), Do tabloids poison the well of social media? Explaining democratically dysfunctional news sharing. news media & society. Vol. 20, Nº 11, pp. 4255-4274. Available at <https://doi.org/10.1177/14614448187696>. Accessed on September 20, 2023.
COHEN, Jacob (1960), A coefficient of agreement for nominal scales. Educational and Psychological Measurement. Vol. 20, Nº 1, pp. 37-46, 1960.
CILLIZZA, Chris. Donald Trump just claimed he invented 'fake news'. CNN [online], 26, October 2017. Politics. Available at <https://edition.cnn.com/2017/10/08/politics/trump-huckabee-fake/index.html>. Accessed on July 31, 2023.
DRAGU, Tiberiu and FAN, Xiaochen (2016), An agenda-setting theory of electoral competition. The Journal of Politics. Vol. 4, Nº 78, pp. 1170-1183. Available at <https://doi.org/10.1086/686310>. Accessed on July 31, 2023.
FRANCIA, Peter L. (2018), Free Media and Twitter in the 2016 Presidential Election: The Unconventional Campaign of Donald Trump. Social Science Computer Review. Vol. 36, Nº 4, pp. 440-455. Available at <https://doi.org/10.1177/0894439317730302>. Accessed on August 03, 2023.
FUKS, Mario; RIBEIRO, Ednaldo, and BORBA, Julian (2021), From Antipetismo to Generalized Antipartisanship: The Impact of Rejection of Political Parties on the 2018 Vote for Bolsonaro. Brazilian Political Science Review. Vol. 15, Nº 1, pp. 2-28. Available at <https://doi.org/10.1590/1981-3821202100010003>. Accessed on July 12, 2023.
LANDIS, J. Richard and KOCH, Gary G. (1977), The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data. Biometrics. Vol. 33, Nº 1, pp. 159-174.
MAIA, Rousiley C. M.; HAUBER, Gabriela, and PAULA, Julia E. de (2022), Análise de Conteúdo. In: Métodos de pesquisa em comunicação política. Edited by MAIA, Rousiley C. M.. Salvador: Edufba. pp. 39-79.
MAIA, Rousiley C. M.; SANTA INÊS, Leonardo; MIOLA, Edna, and MARQUES, Guilherme (2022), Análise de Conteúdo integrada. In: Métodos de pesquisa em comunicação política. Edited by MAIA, Rousiley C. M.. Salvador: Edufba. pp. 81-108.
RENNÓ, Lucio (2022), Bolsonarismo e as eleições de 2022. Estudos Avançados. Vol. 36, Nº 106, pp. 147-163. Available at <https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36106.009>. Accessed on July 12, 2023.
SANTANA, Eliara (2023), Ecossistema de desinformação se consolidou com o bolsonarismo. In: Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil. Edited by AVITZER, Leonardo; SANTANA, Eliara, and BRAGATTO, Rachel Callai. Belo Horizonte: Autêntica. pp. 98-107.
SOARES, Ingrid. Sem provas, Bolsonaro diz que Aécio Neves derrotou Dilma Rousseff em 2014. Correio Braziliense [online], 07, Julho 2021. Política. Available at <https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/07/4936135-sem-provas-bolsonaro-diz-que-aecio-neves-derrotou-dilma-rousseff-em-2014.html>. Accessed on August 01, 2023.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da (2020), A desinformação é uma indústria. In: Desinformação: crise política e saídas democráticas para as fake news. Edited by MARTINS, Helena. São Paulo: Veneta. pp. 1-4.
VARGO, Cris J; GUO, Lei, and AMAZEEN, Michelle A. (2017), The agenda-setting power of fake news: A big data analysis of the online media landscape from 2014 to 2016. New Media & Society. Vol. 20, Nº 5, pp. 2028-2049. Available at <https://doi.org/10.1177/1461444817712086>. Accessed on August 01, 2023.
WARDLE, Claire and DERAKHSHAN, Hossein (2017), Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe. 107 pp..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








