Pode o teatro de rua resistir? Política cultural no teatro popular de rua no nordeste

Autores

  • Thiago Ranniery Moreira de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Cultura Popular, Nordestinidade, Teatro de rua, Resistência, Dispositivo.

Resumo

Este artigo examina alguns das tensões entre política e cultura popular nordestina no teatro de rua. A partir de sete espetáculos do Grupo Imbuaça, o argumento desenvolvido é que as encenações convergem para uma política estética operadora da invenção de diferentes regimes de imagens do Nordeste e de uma cultura nordestina, colocando-nos ante a uma política identitária presa à malha do dispositivo da nordestinidade. As formas cênicas do teatro de rua não só são construídas com e na cultura nordestina, como também determinam e performam os sentidos de popular e nordestinidade, fazem a cultura popular nordestina existir como presente de uma arte e futuro de uma região forjada no passado. O estatuto da resistência política do teatro de rua no Nordeste engendrado em tais práticas teatrais torna-se um jogo marcado por um jogo de paradoxos intercambiáveis com o próprio estatuto artístico do teatro.

Downloads

Metrics

PDF views
1,102
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026189
|

Biografia do Autor

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (FaE/UFMG) e do Grupo de Performance e Comunicabilidade (FAFICH/UFMG)

Downloads

Publicado

2012-02-28