Pode o teatro de rua resistir? Política cultural no teatro popular de rua no nordeste

Autores

  • Thiago Ranniery Moreira de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Cultura Popular, Nordestinidade, Teatro de rua, Resistência, Dispositivo.

Resumo

Este artigo examina alguns das tensões entre política e cultura popular nordestina no teatro de rua. A partir de sete espetáculos do Grupo Imbuaça, o argumento desenvolvido é que as encenações convergem para uma política estética operadora da invenção de diferentes regimes de imagens do Nordeste e de uma cultura nordestina, colocando-nos ante a uma política identitária presa à malha do dispositivo da nordestinidade. As formas cênicas do teatro de rua não só são construídas com e na cultura nordestina, como também determinam e performam os sentidos de popular e nordestinidade, fazem a cultura popular nordestina existir como presente de uma arte e futuro de uma região forjada no passado. O estatuto da resistência política do teatro de rua no Nordeste engendrado em tais práticas teatrais torna-se um jogo marcado por um jogo de paradoxos intercambiáveis com o próprio estatuto artístico do teatro.

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Biografia do Autor

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (FaE/UFMG) e do Grupo de Performance e Comunicabilidade (FAFICH/UFMG)

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Publicado

2012-02-28