Pode o teatro de rua resistir? Política cultural no teatro popular de rua no nordeste
Palavras-chave:
Cultura Popular, Nordestinidade, Teatro de rua, Resistência, Dispositivo.Resumo
Este artigo examina alguns das tensões entre política e cultura popular nordestina no teatro de rua. A partir de sete espetáculos do Grupo Imbuaça, o argumento desenvolvido é que as encenações convergem para uma política estética operadora da invenção de diferentes regimes de imagens do Nordeste e de uma cultura nordestina, colocando-nos ante a uma política identitária presa à malha do dispositivo da nordestinidade. As formas cênicas do teatro de rua não só são construídas com e na cultura nordestina, como também determinam e performam os sentidos de popular e nordestinidade, fazem a cultura popular nordestina existir como presente de uma arte e futuro de uma região forjada no passado. O estatuto da resistência política do teatro de rua no Nordeste engendrado em tais práticas teatrais torna-se um jogo marcado por um jogo de paradoxos intercambiáveis com o próprio estatuto artístico do teatro.Métricas
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Publicado
2012-02-28
Como Citar
Moreira de Oliveira, T. R. (2012). Pode o teatro de rua resistir? Política cultural no teatro popular de rua no nordeste. Aurora. Revista De Arte, Mídia E Política, 5(13), 63–81. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/8104
Edição
Seção
Artigos








