As Escolas e o racismo

Identidades e percepções de estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2675-8253.2022v3n1A2

Palavras-chave:

racismo, escolas, identidade, desigualdades, interseccionalidade.

Resumo

A partir de uma ferramenta de análise interseccional no modelo de questionário, este artigo traz a luz uma das nuances dos dados coletados: a percepção do racismo dentro das escolas de ensino médio. Além disso, busca-se apresentar como a criação das identidades e desigualdades estão imbricadas no estudo do racismo. Serão apresentados pressupostos históricos acerca do racismo e da educação, já que nosso país era dotado de uma legislação que pressupunha uma educação higienista e eugênica. Por fim, serão expostos os dados sobre racismo do questionário intitulado “Análise interseccional da violência escolar: percepções e comportamentos de estudantes no Ensino Médio”.

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BAPTISTA, Claudio Roberto. Educar e incluir: introduzindo diálogos. Em C. R. Baptista (Org), Inclusão e escolarização: Múltiplas perspectivas (pg.7-16). Porto Alegre: Meditação, 2009.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.

CARVALHO, Mauro Giffoni. A construção das identidades no espaço escolar. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 20, n. 1, p. 209-227. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2161>. Acesso em: 12 jun. 2020.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do Silêncio Do Lar Ao Silêncio Escolar: Racismo, Preconceito e Discriminação Na Educação Infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado; BUENDGENS, Jully Fortunato. Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio. Revista de Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 16, n. 1, p. 45-54. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141385572012000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 jun. 2020.

DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil. 1917-1945. São Paulo: Edunesp, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

HASENBALG, Carlos A. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

Heilborn, M. L., Araújo, L., & Barrreto A. (Orgs.) (2010). Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Brasília. Disponível em: <https://nacomsisal.files.wordpress.com/2017/03/gestc3a3o-de-polc3adticas-pc3bablicas-em-gc3aanero-e-rac3a7a.pdf> Acesso em: 23 junho 2020.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

IASULAITIS, Sylvia; CAMARGO, Bruna Quinsan; ESPÓSITO, Yuri Bataglia. A construção de uma ferramenta para análise interseccional da violência escolar: percepções e comportamentos de estudantes no Ensino Médio, Descrição. Revista Extensão da UFRB, Cruz das Almas, v. 15, n. 01, p.83-99. Disponível em: <https://issuu.com/proext/docs/revista_extensa_o-_15__volume_boa_>. Acesso em: 12 maio 2019.

MEDEIROS, Priscila Martins; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos. Por narrativas outras: educação e desracialização da experiência negra no brasil. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 49, n. 171, p. 288-307. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742019000100288&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 jun. 2020.

MEDEIROS, Priscila Martins; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos.. O descentramento e a desracialização do nacional: estado, relações étnico-raciais e ações afirmativas no Brasil. 2014. 233 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

MISKOLCI, Richard. Marcas da Diferença no Ensino Escolar. São Carlos, EdUFSCar, 2010.

MISKOLCI, Richard; LEITE JÚNIOR, Jorge. (Org). Diferenças na educação: outros aprendizados. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2014.

PANKE, Luciana; IASULAITIS, Sylvia. Mulheres no poder: aspectos sobre o discurso feminino nas campanhas eleitorais. Opin. Publica, Campinas, v. 22, n. 2, p. 385-417. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762016000200385&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 julho de 2019.

SALES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary Adam de Paula. Diferenças, preconceitos e violência no âmbito escolar: algumas reflexões. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel |Pelotas [30]: 149 - 166, janeiro/junho 2008. Acesso em: 08 jul. 2020

TELES, Lanna Moura Sá; ADI, Ashjan Sadique. Hipersexualização das Mulheres Negras: aspectos sócio-históricos e a influência da mídia. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Fasb - Faculdade São Bernardo, São Bernardo do Campo, 0000. Disponível em: http://avef.fasb.edu.br/mod/data/view.php?d=6&rid=125. Acesso em: 27 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Como Citar

Borri de Oliveira, J. V. (2022). As Escolas e o racismo: Identidades e percepções de estudantes do ensino médio. Revista Avesso: Pensamento, Memória E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.23925/2675-8253.2022v3n1A2

Edição

Seção

Artigos