Sobre la revista

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade (ISSN: 2675-8253) publicará artigos, resenhas, traduções, entrevistas e ensaios sobre Ciências Sociais e Humanidades com periodicidade semestral. A revista se vincula à Faculdade de Ciências Sociais (FACSOC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Seu principal intuito é publicar textos de humanidades buscando, assim, um diálogo entre diversas áreas de atuação humana, bem como Filosofia, Arte, Cultura, Economia, Antropologia e outros. Seu caráter interdisciplinar tem como objetivo promover uma discussão crítica, fornecendo meios para refletir os paradigmas de nossa sociedade. Serão aceitos trabalhos em português, inglês, francês e espanhol através da Política de Acesso Livre, que oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Políticas de Seção

Editorial

Política padrão de seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após conferência eletrônica dos textos para atendimento da política anti-plágio, todos os artigos passarão, primeiramente, pelo estágio de desk-review, em que se fará uma análise textual das submissões, depois, o manuscrito será enviado a dois (2) ou três (3) pareceristas ao estilo duplo-cego (double-blind-peer-review). As resenhas, traduções, ensaios e entrevistas passarão por um (1) único parecer ao estilo duplo-cego (double-blind-peer-review). O tempo estimado para a avaliação é de 4 a 6 meses (exceto para período de grande fluxo, em que esta estimatimativa pode variar), dada a periodicidade semestral da Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade.

 

Política de Ética

Ética em Pesquisa

A Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade defende os princípios da declaração de ética e de boas práticas na publicação, baseada no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do CNPq, da FAPESP e do Scielo.

Editor

Ao editor cabe a implementação da política editorial, a supervisão do processo editorial e as relações do periódico com autores, avaliadores, leitores, indexadores, agências de apoio a pesquisa, comunidade científica e público, com transparência e controle de qualidade de todo o processo sob sua responsabilidade.

Autoria

Os trabalhos submetidos devem ser originais e não terem sido publicados ou submetidos a nenhum outro periódico ou livro. No momento da submissão, o(s) autor(es) deve(m) manifestar concordância com a declaração que explicita essa norma e com as práticas de comunicação da ciência aberta.

Os direitos de autoria são limitados àqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da pesquisa, a interpretação dos dados e o desenvolvimento do artigo. Todos os colaboradores que não se ajustarem aos critérios de autoria devem ser mencionados em uma nota de agradecimento.

Conflito de interesses

Os autores e avaliadores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse de origem financeira, política, acadêmica ou comercial.

No caso de identificação de conflito de interesse, seja da parte dos autores, seja dos avaliadores, a Editoria Executiva encaminhará o manuscrito a avaliador com o qual não se configure conflito.

Pesquisa com humanos

O manuscrito de estudo brasileiro que envolva pesquisa ou relato de experiência com seres humanos deverá apresentar em anexo, como documento suplementar, a cópia de documento comprobatório da aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa, bem como o número do processo dessa aprovação deve ser informado no texto.

Para artigos de pesquisa desenvolvida em outros países, seus autores devem anexar, como documento suplementar, cópia de documento comprobatório de sua aprovação, conforme as regras de observação de ética em pesquisa do país de origem.

Retratações e erratas

O artigo já publicado em que má conduta for identificada permanece indexado na base de dados do periódico (OJS e Scielo) como “retratado”. A retratação documenta, mediante comunicação do autor ou do editor, o conteúdo retratado e é publicada no mesmo periódico em que se encontra o artigo. A retratação é realizada quando a má conduta identificada se refere a uma parte específica do artigo, sem comprometimento do todo da pesquisa publicada. O artigo não poderá ser “despublicado”.

Casos de equívocos que não configurem má conduta são corrigidos por meio de errata.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...