A viola e seus violeiros na Folia de Reis da Prainha branca em Guarujá – SP
Palabras clave:
viola, violeiro, caiçara, Prainha BrancaResumen
Este trabalho investiga o contexto e as transformações das andanças da viola e seus violeiros dentro da prática de um dos folguedos de origem camponesa portuguesa, a folia de reis, que tradicionalmente acontece em janeiro em uma comunidade de lavradores-pescadores, os caiçaras, do litoral sul de São Paulo, mais especificamente, a comunidade da Prainha Branca no município de Guarujá - SP. Esta pesquisa tem como método a etnografia de inclinação às práticas musicais e é baseada na memória dos interlocutores. Percebe-se, então, inseridos dentro de outras várias questões, a reinvenção e transformação da tradição em uma espécie de fio de continuidade conduzido pelos violeiros.
Citas
ADAMS, Cristina. As populações caiçaras e o mito do bom selvagem: a necessidade de uma nova abordagem interdisciplinar. Revista de Antropologia, v. 43, n. 1, p. 145-182, 2000.
ADLER, Guido. The scope, method, and aim of musicology. trad. par E. Mugglestone, Yearbook for Traditional Music, v. 13, p. 1-21, 1885.
ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. 1854.
ATLÂNTICA, SOS Mata et al. Atlas da evolução dos remanescentes florestais e ecossistemas associados do domínio da Mata Atlântica no período 1985-1990. São Paulo: Fundação SOS Mata Atlântica/Inpe, v. 93, 1992.
BLACKING, John. How musical is man?. University of Washington Press, 1974.
CANDAU, Joël. Memória e Identidade: do indivíduo às retóricas holistas. Memória e Identidade. Tradu¬ ção Maria Leticia Ferreira, 1ªed., São Paulo: Contexto, p. 21-57, 2012.
CARVALHO, José Jorge de. O encontro de novas e velhas religiões: esboço de uma teoria dos estilos de espiritualidade. In: MOREIRA, Alberto; ZICMAN, Renée (Orgs.). Misticismo e novas religiões. Petrópolis: Ed. Vozes, 1994, p. 67-98.
CORDEIRO, Maria Edilma Henrique. Análise dos impactos socioeconômicos decorrentes da proibição do camping na vila da Prainha Branca–Guarujá–SP. VIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 02 e 04 de outubro de 2011 – UNIVALI– Balneário Camboriú/SC.
DE OLIVEIRA, Roberto Cardoso. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de antropologia, p. 13-37, 1996.
DIEGUES, Antônio Carlos. Enciclopédia Caiçara. Vol. 1. O Olhar do Pesquisador. São Paulo: Editora HUCITEC-NUPAUB-CEC/USP, 2004.
____________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. USP, 1988.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 13. reimpr. Rio de Janeiro: LTC, p. 04, 2008.
GONZALEZ, Marcela Roshbacker. Suite Caiçara: Composição e Cultura de Fandango. 2019. 108 v. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
HOBSBAWM, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
LAGES, Sônia Regina Corrêa. Exu–Luz e sombras. Uma análise psico-junguiana da linha de Exu na Umbanda. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 2003.
LOURENÇO, A. C. A Folia de Reis de São José do Barreiro: recurso cultural brasileira. 2014. Dissertação de mestrado. Programa de interunidades de pós-graduação, estética e história da arte, Universidade de São Paulo.
MALINOWSKI, Bronisław. Argonautas do pacífico ocidental. Ubu Editora LTDA-ME, 2018.
MARCÍLIO, Maria Luiza. Caiçara, terra e população: estudo de demografia histórica e da história social de Ubatuba. Edusp, 2006.
MERRIAM, Alan P.; MERRIAM, Valerie. The anthropology of music. Northwestern University Press, 1964.
OLIVEIRA, Amurabi. A nova era com um jeitinho brasileiro: o caso do vale do Amanhecer. Debates do NER, v. 2, n. 20, p. 67-96, 2011.
PÉS na areia - Um retrato da resistência caiçara. Direção de Antonio Penedo. São Sebastião: Secretaria de Estado da Cultura - Proac (programa de Ação Cultural), 2011. Son., color.
SEEGER, Anthony. Etnografia da música. Cadernos de Campo (São Paulo, 1991), v. 17, n. 17, p. 237-260, 2008.
SEEGER, C. L. Studies in Musicology 1935-1975. Berkeley: University of California Press, p. 438, 1977.
SETTI, Kilza. Ubatuba nos cantos das praias: estudo do caiçara paulista e de sua produção musical. Editora Ática, 1985.
___________. Notas sobre a produção musical caiçara: música como foco de resistência entre pescadores do litoral paulista. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 42, p. 145-169, 1997.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. Editora 34, 1998.
TURATTI, MCM. Estudo Socioambiental Ponta da Armação. Guarujá/SP-Laudo Antropológico, 2012.
TURINO, Thomas. Music as social life: The politics of participation. University of Chicago Press, 2008.
VAZ, Angela Omati. Guarujá–três momentos de uma mesma história. SP. 2ed. Modificada e Corrigida. Editora AFAG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.