UM PANORAMA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE AMBIENTAL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Silvio Paula Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marco Aurélio Batista de Sousa http://orcid.org/0000-0001-5660-5349
  • Mariani Rios Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Raquel da Silva Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino em contabilidade, Contabilidade ambiental, Universidades Federais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento das ementas da disciplina de Contabilidade Ambiental nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis nas Universidades Federais do Brasil, além de propor um conjunto de tópicos a serem ministrados nesta disciplina. Deste modo, a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos sítios de Instituições de Ensino Federal que disponibilizam a ementa da disciplina. Para compor o referencial teórico, foram pesquisadas questões relacionadas à gestão ambiental; desenvolvimento sustentável; responsabilidade social e evidenciação ambiental; a base conceitual da contabilidade ambiental, as definições de ativo, passivo, receita, custos, despesas ambientais, Os resultados da pesquisa apontam discrepâncias quanto ao conteúdo ministrado na disciplina.

Biografia do Autor

Silvio Paula Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Contábeis pela Unisinos, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Marco Aurélio Batista de Sousa

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduado em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN); Mestre em Adminitração e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas.

Mariani Rios Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Raquel da Silva Rodrigues

Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

2021-05-24

Edição

Seção

Artigos