O CORPO DOCENTE NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Miguel Arantes Normanha Filho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG
  • Sebastião Júnior Vieira UNIVAG
  • Tatiany Medeiros da Silva UNIVAG
  • Letícia Eugênia Carvalho UNIVAG
  • Wellington Ribeiro Venancio UNIVAG

Palavras-chave:

Ensino da administração. Competências. Diretrizes ccurriculares nacionais do curso de graduação em administração.

Resumo

Todo curso de Administração no Brasil deve desenvolver esforços para o alcance das competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado (DCNs), traduzidas no perfil do egresso definido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Tal condição contempla uma formação condizente com o mundo do trabalho, no âmbito da gestão das organizações. O seguinte objetivo foi definido para a pesquisa: Constatar se os docentes do curso de graduação em Administração reconhecem e sabem trabalhar com as competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado (DCNs). Tal contexto nos remeteu ao seguinte problema de pesquisa: As competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado (DCNs), são conhecidas e trabalhadas adequadamente pelos docentes ao longo do curso, para o alcance do perfil do egresso? A pesquisa revelou o cuidado do curso pesquisado nas avaliações e certificações das competências, mesmo tendo a certeza de que ainda não tenha a garantia de tais certificações.

 

Biografia do Autor

Miguel Arantes Normanha Filho, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG

Mestre em Gerontologia, área de concentração: Gerontologia Social, PUC-SP. Mestre em Administração, área de concentração: Administração em Serviços - SP. Pós-graduado lato sensu: Administração de Marketing e Docência do Ensino Superior - SP. Bacharel em Administração - SP Professor da pós-graduação e graduação e, gestor de cursos.

Sebastião Júnior Vieira, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisador na abrangência do Trabalho de Curso.

Tatiany Medeiros da Silva, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisadora na abrangência do Trabalho de Curso.

Letícia Eugênia Carvalho, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisadora na abrangência do Trabalho de Curso.

Wellington Ribeiro Venancio, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisadora na abrangência do Trabalho de Curso.

Referências

ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BRASIL. CNE / CES. Resolução N° 4, de 13 de junho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf>. Acesso em: nov. 2019.

CAMARGOS, Marco Antônio; CAMARGOS, Mirela Castro Santos; MACHADO, Carla Jorge. Análise das preferências de ensino de alunos de um curso superior de administração de Minas Gerais. Revista de Gestão da USP. São Paulo, V. 13, n.2, p. 1-14, ABR/JUN, 2006.

CARDOSO, Janaína Gularte; FONSECA, Juliana. Perfil dos administradores: um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades e competências sob a perspectiva de acadêmicos, professores e empresários da grande Florianópolis. In: VI Congresso Virtual em Administração (CONVIBRA), 2009, Brasil. Anais do VI do Congresso Virtual em Administração (CONVIBRA), Brasil: CONVIBRA, 2009. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/2009/artigos/117_0.pdf>. Acesso em out. 2019.

DIAS et al. Revisando a noção de competências na produção científica em administração: avanços e limites. In: DUTRA, Joel Souza; FLEURY, Maria Tereza Leme; RUAS, Roberto (Org.). Competências – conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2012.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

FERREIRA et al. Competências profissionais do administrador: mito e realidade nas organizações. Estação Científica Revista On-Line, 2. ed., p. 1-17, março 2006.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégia empresarial e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

FREITAS, Pablo Fernando Pessoa de; ODELIUS, Catarina Cecília. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Caderno EBAPE.BR, v. 16, nº 1, Rio de Janeiro, jan./Mar. 2018. 35-49. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n1/pt_1679-3951-cebape-16-01-35.pdf. Acesso em: out. 2019.

GODOY, Arilda Schmidt et al. O desenvolvimento de competência de alunos formandos do curso de Administração: um estudo de modelagem de equações estruturais. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 44, n.3, p. 265-278, jul./ago./set. 2009.

GODOY, Arilda Schmidt; ANTONELLO, Claudia Simone. Competências individuais adquiridas durante os anos de graduação de alunos do curso de Administração de empresas. Revista de Ciências da Administração, São Paulo, v.II, n.23, p. 157-191, jan./abr. 2009.

NICOLINI, Alexandre Mendes. Fatores condicionantes do desenvolvimento do ensino de administração no Brasil. Revista Nacional ANGRAD, Rio de Janeiro, v. 4, ed. 1, p. 3-17.

NODARI, L. D. T. et al. Competências adquiridas durante o curso de graduação em administração de empresas na ótica dos alunos formandos: em estudo multicaso em 5 instituições de ensino superior. In: II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 11, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EnEPQ, 2009.

NUNES, Simone Costa. Formar competências: realidade no ensino em administração? Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v.12, n. 2, p. 152-178, jul./dez. 2011.

______. O ensino em administração com base na abordagem das competências: da inserção no projeto pedagógico a prática em sala de aula. In: EnANPAD, XXXIII, 2009, São Paulo. Anais... SP: EnANPAD, 2009.

______. O ensino em administração: análise à luz da abordagem das competências. Revista de Ciências da Administração, v.12, n.28, p. 198-223, set./dez. 2010.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor. Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Leopold; ALTET, Marquerite; CHARLIER, Évelyne. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. 2 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.

SERVA, Maurício. Contribuições para uma teoria organizacional brasileira. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.24, n.2, p. 10-21, fev./abr. 1990.

WITTE, Aline; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; SILVEIRA, Amélia. Competências e habilidades do administrador: com a palavra os egressos. In: XVIII ENANGRAD, 2007, Cuiabá, Anais... MT: EnANPAD, 2007.

ZAGO, Célia Cristina; SOUZA, Cynara Cristina B. de; BEZERRA, Larissa Ataíde Martins Lins. Competências profissionais do administrador: uma análise comparativa entre a necessidade do mercado e a formação dos administradores da Paraíba. GESTÂO.Org, Recife, v. 5, n. 2,

Downloads

Publicado

2021-05-24

Edição

Seção

Artigos