O CORPO DOCENTE NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Miguel Arantes Normanha Filho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG
  • Sebastião Júnior Vieira UNIVAG
  • Tatiany Medeiros da Silva UNIVAG
  • Letícia Eugênia Carvalho UNIVAG
  • Wellington Ribeiro Venancio UNIVAG

DOI:

https://doi.org/10.23925/2595-4865.v14n2.2020.50027

Palavras-chave:

Ensino da administração. Competências. Diretrizes ccurriculares nacionais do curso de graduação em administração.

Resumo

Todo curso de Administração no Brasil deve desenvolver esforços para o alcance das competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado (DCNs), traduzidas no perfil do egresso definido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Tal condição contempla uma formação condizente com o mundo do trabalho, no âmbito da gestão das organizações. O seguinte objetivo foi definido para a pesquisa: Constatar se os docentes do curso de graduação em Administração reconhecem e sabem trabalhar com as competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado (DCNs). Tal contexto nos remeteu ao seguinte problema de pesquisa: As competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado (DCNs), são conhecidas e trabalhadas adequadamente pelos docentes ao longo do curso, para o alcance do perfil do egresso? A pesquisa revelou o cuidado do curso pesquisado nas avaliações e certificações das competências, mesmo tendo a certeza de que ainda não tenha a garantia de tais certificações.

 

Biografia do Autor

Miguel Arantes Normanha Filho, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG

Mestre em Gerontologia, área de concentração: Gerontologia Social, PUC-SP. Mestre em Administração, área de concentração: Administração em Serviços - SP. Pós-graduado lato sensu: Administração de Marketing e Docência do Ensino Superior - SP. Bacharel em Administração - SP Professor da pós-graduação e graduação e, gestor de cursos.

Sebastião Júnior Vieira, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisador na abrangência do Trabalho de Curso.

Tatiany Medeiros da Silva, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisadora na abrangência do Trabalho de Curso.

Letícia Eugênia Carvalho, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisadora na abrangência do Trabalho de Curso.

Wellington Ribeiro Venancio, UNIVAG

Bacharel em Administração. Curso de Administração, área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Várzea de Grande – Univag. Pesquisadora na abrangência do Trabalho de Curso.

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Publicado

2021-05-24

Edição

Seção

Artigos