EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS DECISÕES DE INVESTIR

Autores

  • Jhon Deiwison Vargas Lopes Centro Universitário Campos de Andrade
  • Cristian Alis Silva Centro Universitário Campos de Andrade
  • Débora Cristine dos Santos Centro Universitário Campos de Andrade
  • Bruno Eduardo Slongo Garcia Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Financeira, Investimentos. Investidor.

Resumo

Este artigo buscou identificar como a educação financeira influencia (ou não) as decisões de um grupo de pessoas em investir. Para cumprir com o objetivo proposto foi elaborado um questionário direcionado a indivíduos maiores de 18 anos com perguntas sobre investimentos e educação financeira, o questionário ficou disponível no segundo semestre de 2021. Foram obtidas o total de 117 respostas válidas, analisadas por meio da estatística descritiva. Observa-se que alguns respondentes do estudo apresentam algum tipo de conhecimento sobre investimentos, mencionando os riscos dos investimentos. Parte da amostra demonstra não ter conhecimento, não investir e não realizar pesquisas a respeito.

Biografia do Autor

Débora Cristine dos Santos, Centro Universitário Campos de Andrade

Coordenadora dos cursos de Gestão presenciais no Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE. Atua na docência do ensino superior desde 2011. Bacharel em Ciências Contábeis (2004), Mestra em Contabilidade (2018). Professora nos cursos de Ciências Contábeis e Administração - UNIANDRADE. Na Educação à Distância - EAD, é coordenadora dos cursos Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e tutora nos cursos de gestão no Centro Universitário Campos de Andrade. Avaliadora do INEP (2019). Experiência nas áreas financeiro/contábil em indústria e cooperativa de saúde. Prestação de serviços de consultoria em gestão empresarial, atuando na elaboração, implantação e acompanhamento de controles financeiros.

Bruno Eduardo Slongo Garcia, Universidade Federal do Paraná

Atualmente é Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor e pesquisador da área de Gestão na Uniandrade e tutor no MBA (UFPR), experiência nas áreas de Administração e contabilidade.

Referências

ANDRADE, M. D. Tratamento jurídico das criptomoedas: a dinâmica dos bitcoins e o crime de lavagem de dinheiro. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 7, n. 3, p. 43-59. 2017.

ARAÚJO, B.; FRANCISCO, M.; PADILHA, F.; MECHI, R. Educação Financeira. Revista Científica. v. 1, n. 1, p. 1-15. 2018. Disponível em <http://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/97> Acesso em 20 de dezembro de 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ENTIDADES DOS MERCADOS FINANCEIRO E DE CAPITAIS (AMBIMA). Raio X do investidor 2020. 2020. Disponível em <https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2020.htm> Acesso em 8 de fevereiro de 2022.

BERGO, T. R.; HARO, G. P. B. (2014). Conceituação de pirâmide financeira e suas diferenças em relação a marketing multinível. Etic-Encontro de Iniciação Científica, v. 10, n. 10. 2014. Disponível em <http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/4402> Acesso em 20 de dezembro de 2021.

BERGO, T. R. Considerações acerca de pirâmide financeira sob o enfoque do direito penal econômico. v. 28, n. 28, 78 pp. 2014. Monografia (Graduação), Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo, Presidente Prudente, São Paulo. 2014.

CARVALHO, L. A.; SCHOLZ, R. H. “Se vê o básico do básico, quando a turma rende”: cenário da educação financeira no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), v. 6, n. 2, p. 102-125. 2018. Doi: https://10.18226/23190639.v6n2.05e

COMISSÃO DE VALORES IMOBILIÁRIOS (CVM). (2021). CVM identifica 325 indícios de crime em 2020. Ministério da Economia. 2021. Disponível em <https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/cvm-identifica-325-indicios-de-crime-em-2020> Acesso em 20 de março de 2022.

CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; DA SILVA, M. N. (2018). Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, p. 69-84. 2018. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841> Acesso em 12 de dezembro de 2021.

COSTA, C. M.; MIRANDA, C. J. (2013). Educação Financeira e taxa de poupança no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 3, p. 57-74. 2013. Disponível em <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/RGFC/article/viewFile/2160/1899> Acesso em 21 de maio de 2022.

COSTA, L.A. O sistema de marketing de rede: uma estratégia de ação mercadológica. 2001. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2001.

CRES, F. Esquema Ponzi: como tirar dinheiro dos incautos. ArmadaPress. [eBook]. 2014.

ESTEVES, L.A. Incompatibilidade à escolaridade ocupação e salários: evidências de uma empresa industrial brasileira. Revista Brasileira de Economia, v. 63 n. 2, p. 77 90. 2009. Doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71402009000200001

FERREIRA, J. C. (2017). A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Caderno de Administração, v. 11, n. 1, p 1-17. 2017. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/33268/25017> Acesso em 2 de março de 2022.

FIORI, D. D.; MAFRA, R. Z.; FERNANDES, T. A.; BARBOSA FILHO, J.; NASCIMENTO, L. R. C. O efeito da educação financeira sobre a relação entre adimplência e trabalhadores na cidade de Manaus. SINERGIA-Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 21, n. 2, p. 31-46. 2017. Doi: https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7215

KAEFER, P. R.; PUHL, E. Pirâmide financeira e marketing multinível: identificação, diferenças e crimes correlatos. Academia De Direito, v. 3, p. 567–585. 2021. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3190

KOTZ, H. D. Porque os esquemas de Ponzi funcionam e como se proteger contra a fraude. 2014.[eBook].

LELIS, M. G. Educação financeira e empreendedorismo. Viçosa: Centro de Produções Técnicas. 2006.

MEDEIROS, C. D. L. G. Educação financeira: O complemento indispensável ao empreendedorismo. Campina Grande: Universidade Federal de Campinas. 2003.

MELO, D. Network Marketing: O Negócio do Século XXI. Rio de Janeiro: Alta Books Editora. 2014.

NIPPES, G. J.; PAVAN, M. Pandemia e Inflação: o Brasil do" Bolsocaro". Revista Pet Economia UFES, v. 2, n. 1, p. 23-27. 2021. Disponível em <https://periodicos.ufes.br/peteconomia/article/view/36434/23871> Acesso em 2 de junho de 2022.

NUNES, G. C., NASCIMENTO, M. C. D.; DE ALENCAR, M. A. C. Pesquisa científica: conceitos básicos. Id onLine Revista de Psicologia, v. 10, n. 29, p. 144-151. 2016. Doi: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.390

PAIVA, R. T.; SILVA, H. A.; SOUZA, J. C. M.; NOVÔA, N. F.; PEREIRA, C. M. M. DE A. O perfil do investidor individual no mercado financeiro. Revista Vianna Sapiens, v. 11, n. 2, p. 48 - 77. 2020. Doi: https://doi.org/10.31994/rvs.v11i2.694

RIBEIRO, M. G. Desigualdades de renda: a escolaridade em questão. Educação & Sociedade, v. 38, p. 169-188. 2016. Disponível em <https://www.scielo.br/j/es/a/sjkzsgcHknpthJVhbkny4qx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 22 de abril de 2022.

SANTOS, V. B.; SPERS, V. R. E.; CREMONEZI, G. O. G. As Diferenças entre Marketing Multinível e as Pirâmides Financeiras ou “Esquema de Pirâmides”. Revista Brasileira de Marketing, v. 16, n. 2, p. 243-251. 2017. Doi: https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3579

SARAIVA, K. S. Os sujeitos endividados e a Educação Financeira. Educar em Revista, n. 66, p. 157-173. 2017. Doi: https://10.1590/0104-4060.53867

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. D. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração pública, v. 41, p. 1121-1141. 2007.

SILVA, A. F. F. Educação financeira: presença no meio social e necessidade de inclusão escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. V. 08, p. 55-65. 2021. Disponível em <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/necessidade-de-inclusao>. Acesso em 12 de maio de 2022.

SOUZA, M. C. S. (2017). Marketing de rede: uma oportunidade de negócio. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

SUMMA, R. D. F. Uma nota sobre a relação entre salário mínimo e inflação no Brasil a partir de um modelo de inflação de custo e conflito distributivo. Economia e Sociedade, v. 25, n. 3, p. 733-756. 2016.

TEODORO, L. C. A. Ideário neoliberal e as fragilidades das políticas públicas: a incapacidade do governo brasileiro de enfrentar da pandemia do covid-19. v. 1, n.1, p. 6-37. 2020. Disponível em <https://revistaergaomnes.com.br/assets/pdf/1_TEODORO.pdf>. Acesso em 05 de junho de 2022.

TORRES, J. K. M. (2019). Esquema pirâmide: um crime sofisticado. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa, PB, Brasil.

VALENTIN, R. G.; SANCHES, A. C. L. Investimentos em renda fixa e a relação com os índices de inflação. Diversità. Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde, v. 6, n. 1, p. 18-29. 2020. Disponível em <https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/312/236>. Acesso em 10 de maio de 2022.

VEIGA, D. S. (2014). Pirâmide: identificação e problematização. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

VIEIRA, K. M.; MOREIRA, F. D. J.; POTRICH, A. C. G. (2019). Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade, v. 40, p. 1 – 33. 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-02