EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PANORÂMICA

Autores

  • Nilton José Neves Cordeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú Professor do Curso de Licenciatura em Matemática
  • Manoel Guto Vasconcelos Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática
  • Márcio Nascimento da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú Professor do Curso de Licenciatura em Matemática

Palavras-chave:

Educação Financeira, Livros Didáticos, ENEM

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor o cenário atual da Educação Financeira no país, ressaltando a importância dessa temática no currículo escolar e na formação consciente dos estudantes quanto a atos de caráter financeiro. Para entender a Educação Financeira nos dias atuais, procurou-se analisar os documentos oficiais que trazem algo sobre esse tema, apresentando de forma cronológica desde o seu formal surgimento. Constatou-se que a Educação Financeira é um tema relativamente novo no contexto escolar do Brasil, mas que já tem se mostrado de extrema importância na construção de uma sociedade mais preparada para enfrentar possíveis situações do dia a dia. Analisou-se também uma coleção de livros didáticos e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o intuito de perceber o grau de importância dada a esse assunto. É notório que os livros didáticos precisam melhorar muito no sentido de fornecer maior suporte aos docentes, proporcionando uma melhor orientação financeira aos discentes. A Educação Financeira ainda tem muito a contribuir dentro do ambiente escolar e consequentemente na construção de gerações futuras mais responsáveis quanto às finanças.

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Biografia do Autor

Nilton José Neves Cordeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú Professor do Curso de Licenciatura em Matemática

Mestre em Estatística, professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Manoel Guto Vasconcelos Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática

Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Márcio Nascimento da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú Professor do Curso de Licenciatura em Matemática

Mestre em Matemática, professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

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Publicado

2018-06-23

Como Citar

Cordeiro, N. J. N., Costa, M. G. V., & Silva, M. N. da. (2018). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PANORÂMICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(1), 69–84. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841

Edição

Seção

Artigos